
Segundo ele, somente 46 km da BR ainda não foram pavimentados entre Cuiabá e Santarém. No local, o Dnit realiza, em parceria com o Exército Brasileiro, obras de terraplanagem, encascalhamento e detonação de rochas com o objetivo de reduzir as rampas. “Esse trabalho está sendo feito enquanto a pavimentação asfáltica não é feita”, esclarece o diretor.
Ele alerta motoristas e empresas de transporte que, em todo o trecho, onde em anos anteriores formaram-se filas de caminhões, que as equipes de manutenção do Dnit estão de prontidão para dar todo o tipo de apoio. “Essas equipes estão preparadas para atuar imediatamente”, disse.
Nesta sexta-feira, as equipes do Dnit estiveram visitando, em companhia do senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes, os trechos da BR-163 em Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo.
Segundo o parlamentar, a rodovia é fundamental para o escoamento da safra agrícola do Estado em direção aos portos do Norte do país, o que significa aumento do tráfego de cargas. “E essas travessias urbanas são sempre pontos críticos, que merecem atenção especial”, disse ele.
O superintendente do órgão em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado, diz que todo o trecho da rodovia, entre Sinop e a divisa com o Pará, conta com contratos de restauração e manutenção. Mas o Dnit já elabora projetos para novas obras tendo em vista o tráfego crescente em direção aos portos do Norte do país, além da existência de acostamentos estreitos, principalmente nas travessias urbanas.
No caso de Guarantã, o projeto prevê a readequação de 5 km da travessia urbana da BR-163, a construção de dois viadutos (um deles, com rotatória), prolongamento da via marginal com ciclovia e pista e passeio.
Em Peixoto, duplicação de 5,8 km das pistas (hoje, em pista simples), prolongamento das vias e construção de três passarelas.
Os projetos também incluem as travessias urbanas em Itaúba, Nova Santa Helena e Terra Nova do Norte.
Para o superintendente, essas obras são muito importantes para o desenvolvimento desses municípios e melhoria da infraestrutura rodoviária. "Essas obras proporcionarão segurança e condições de trafegabilidade, tanto dos usuários da BR-163/MT que passam por essas localidades, como dos moradores locais que utilizam tanto a travessia urbana como a rodovia" comenta.
Assessoria
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