O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.
O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

MAIO AMARELO

Iguá Saneamento

Iguá Saneamento
Rua Gomes de Carvalho, 1306 - 15º andar - São Paulo - SP

Trabalhando e Cuidando da Gente

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

"Prefeitura de Cuiabá lança programa para climatizar 100% das salas de aula da rede municipal de Ensino"

Prefeitura de Cuiabá vai investir R$ 2 milhões de reais na instalação de aparelhos de ar condicionado, em duas etapas. Até abril de 2020, nas comemorações dos 301 anos da capital, as 1.278 salas de aulas da rede pública municipal de Cuiabá deverão estar climatizadas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30), pelo prefeito Emanuel Pinheiro, durante o lançamento do programa “Climatizar é Humanizar”. A meta para abril deste ano é de instalar aparelhos de ar-condicionado em 300 salas de aulas. “Temos discutido esse programa há bastante tempo e estávamos ansiosos para lançá-lo oficialmente. Este é um passo a mais no processo de humanização, e em respeito aos profissionais de educação e ao nosso maior patrimônio, as nossas crianças, alunos da rede pública municipal de Ensino”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro, para os diretores e coordenadores escolares e da Secretaria Municipal de Educação, que compareceram ao lançamento oficial do programa, no Salão Nobre do Palácio Alencastro.
O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos agradeceu o esforço, a parceria e a dedicação dos profissionais, na implantação de vários programas que estão transformando a Educação na Capital. “Este é mais um programa, que tem por objetivo tornar a nossa rede o mais adequada possível para receber nossos profissionais e alunos. Com recursos da Fonte 100, ou seja, recursos próprios do município, no valor de R$ 2 milhões de reais, divididos em duas etapas, o programa representa um investimento ainda maior já que muitas unidades passarão por adequações nas instalações elétricas, para receber os equipamentos”, disse Alex Vieira Passos.
Segundo o secretário, em paralelo ao programa que já instalou 68 aparelhos novos, 122 unidades foram atendidas com manutenção de ar-condicionado, geladeira, freezer e bebedouro, de julho do ano passado até agora.
O presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Batista Jorge, que esteve presente ao lançamento, destacou a humanização como a grande marca da gestão Emanuel Pinheiro, que optou por pensar nas pessoas, e lembrou que o programa “Climatizar é Humanizar” é um exemplo disso. “Este programa vai beneficiar todo o corpo administrativo, os profissionais e as mais de 51 mil crianças e adolescentes matriculadas na rede pública municipal, com um resultado imediato na qualidade do ensino. Tenho tido oportunidade de conhecer vários sistemas de educação como presidente do Conselho. Os investimentos que estão sendo feitos pelo município de Cuiabá, de acordo com uma pesquisa divulgada recentemente num encontro realizado em São Leopoldo, na Universidade Unisinos (RS), das 27 capitais brasileiras, Cuiabá é a terceira em investimentos na qualidade do ensino”, destacou ele.
Programa
Um levantamento da Diretoria Administrativa da Secretaria de Educação, mostrou que das 1.278 salas de aulas existentes na rede, 807 já são climatizadas. Essas, passam rotineiramente por manutenção preventiva, que inclui troca de peças e higienização.
Das demais 471 salas ainda não climatizadas, 300 terão aparelhos de ar-condicionado instalados até o dia do aniversário de Cuiabá, o restante 171 salas, serão climatizadas até abril de 2020.
Após a climatização das salas, a SME pretende climatizar outros espaços como salas de direção, secretarias, e dos professores, de apoio multifuncional, biblioteca, refeitório e outros, totalizando 565 salas.
As unidades estão recebendo aparelhos de quatro modelos, de 36 mil, 30 mil, 18 mil e 12 mil BTUS.
A diretora da EMEB Deputado Ulisses Silveira Guimarães, Sandra Aparecida Silva Moraes, disse que o programa fará a diferença nas unidades. “Maravilhoso, em razão do clima da nossa capital, o que torna a climatização uma necessidade. Os alunos terão um aproveitamento e um desenvolvimento melhor”, disse ela.
Lorandi Ferreira de Moraes, diretora da EMEB Orzina Amorim Soares concorda. “Esse projeto vai agregar muito no ensino aprendizagem das crianças já que um dos fatores que trazem dificuldade na aprendizagem é o calor que temos em Cuiabá. Acredito que uma melhor condição física em sala de aula vamos ter reflexos positivos inclusive nos resultados do Ideb. E também vamos ganhar muito em relação à disciplina em sala de aula”.
Participaram do lançamento a secretária adjunta de Educação, Edilene Machado, diretores e coordenadores das unidades de ensino, e da Secretaria Municipal de Educação.
MARIA BARBANT
Luiz Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos