Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Irã derruba drone dos EUA"

Drone americano do tipo Global Hawk durante sobrevooMinistério do Exterior do país afirma que aeronave americana violou espaço aéreo e alerta para as consequências de ações "provocadoras". Autoridades americanas afirmam que equipamento não entrou em território iraniano. Os Guardiões da Revolução do Irã anunciaram nesta quinta-feira (20/06) terem derrubado um avião não tripulado dos Estados Unidos que serviria para operações de espionagem perto do Estreito de Ormuz, onde vários incidentes foram registrados no mês passado.
Os militares dos EUA confiraram a derrubada do drone, mas afirmaram que ele estava sobre águas internacionais quando foi derrubado. Os americanos ainda condenaram o que chamaram de "ataque injustificado" dos Guardiões da Revolução do Irã."Trata-se de um ataque injustificado a um aparelho de vigilância americano no espaço aéreo internacional", denunciou Bill Urban, porta-voz da Marinha americana no Pentágono.
O presidente americano, Donald Trump, tuitou que o Irã "cometeu um erro muito grande", pouco depois da confirmação da notícia pelo Pentágono.Mais tarde, no entanto, Trump, minimizou a participação do governo do Irã no episódio dizendo que suspeitava que a aeronave tenha sido abatida por engano.
"Eu acho que, provavelmente, o Irã cometeu um erro - eu imagino que um general ou que alguém cometeu um erro ao abater aquele drone", disse Trump a jornalistas na Casa Branca. "É difícil acreditar que foi intencional, se você quer saber a verdade. Eu acho que pode ter sido alguém que estava solto e estúpido naquele dia", disse Trump, em referência ao abatimento da aeronave.
Enquanto os comentários pareceram sugerir que Trump não está disposto a escalar ainda mais as tensões no último episódio de uma série de incidentes com o Irã, o presidente americano também avisou que: "Este país não aceitará isso".
Segundo comunicado emitido pelos Guardiões, o drone, do tipo RQ-4 Global Hawk, entrou no espaço aéreo iraniano na madrugada desta quinta, sobrevoando a região de Koohe Mobarak, na província de Hormozgan, no sul do país.
O porta-voz do Ministério do Exterior do Irã Abbas Mousavi condenou, segundo a televisão estatal iraniana, o que chamou de violação do espaço aéreo do país e alertou para as consequências de tais "medidas ilegais e provocadoras".
Os Guardiões, apontados pelos EUA como um grupo terrorista, denunciaram que o drone "violou o espaço aéreo territorial iraniano".
O Estreito de Ormuz é a única ligação entre o Golfo Pérsico e os oceanos, sendo um ponto geográfico estratégico pelo qual passa um quinto dos carregamentos de petróleo mundial. Ele está localizado a apenas 80 quilômetros dos Emirados Árabes Unidos e de Omã.
A derrubada do drone ocorre em meio ao aumento da tensão entre o Irã e os EUA no Oriente Médio, com troca de ameaças entre os dois países em torno daquela área e depois de Washington ter decidido enviar mais tropas à região e fortalecer sua instalação militar de navios e mísseis no Golfo Pérsico.
Semana passada, dois navios petroleiros sofreram danos graves no Golfo de Omã, próximo à costa iraniana, e os Estados Unidos culpam Irã pelos atentados, ocorridos quase um mês depois de ataques a outros quatro navios, incluindo três navios-tanque, na costa dos Emirados Árabes Unidos.
MD/JPS/ots/rtr/efe/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos