Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 9 de julho de 2019

"Acessibilidade, inclusão e economia "

Sou médico ortopedista com especialização em quadril e joelho, por isso me credencio para falar da importância da acessibilidade como qualidade de vida para as pessoas e economia para o Poder Público. É muito comum falarmos em acessibilidade e imediatamente pensarmos em pessoas que possuem dificuldades especificas de locomoção como se fosse somente para pessoas com deficiências, mas acessibilidade é muito mais que isso. Atendo pessoas que contundiram porque ao chegar em sua casa a noite caíram e se machucaram gravemente porque sua rua não tem iluminação pública, falta asfalto e está cheia de buraco. E a pergunta que não quer calar é: quanto custa para a saúde pública o descaso com todos os tipos de acessibilidade possível?
Acessibilidade ainda é um tema pouco difundido, apesar de sua inegável relevância. Considerando que ela gera resultados sociais positivos e contribui para o desenvolvimento inclusivo e sustentável, sua implementação é fundamental, dependendo, porém, de mudanças culturais e atitudinais.
As decisões governamentais e as políticas públicas e programas são indispensáveis para impulsionar uma nova forma de pensar, de agir, de construir, de comunicar e de utilizar recursos para garantir a realização dos direitos e da cidadania.
Acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas e reflete diretamente na economia, principalmente na saúde. Por isso deve estar presente nos espaços públicos ou privados de uso público, no transporte, e nos sistemas de comunicação, bem como em outros serviços tanto na cidade como no campo.
Com relação às pessoas que possuem algum tipo de dificuldades de locomoção é saúde, mas também é inclusão. As vias não podem ser um empecilho ao direito de ir e vir sem correr riscos de acidente. Trânsito, calçadas, portas e degraus não podem ser fatores de risco ou impeditivos para as pessoas.
A fim de possibilitar à pessoa com deficiência viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República trabalha para implementação de medidas apropriadas para assegurar o acesso em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Essas medidas incluirão a identificação de barreiras à acessibilidade e a disseminação do conceito de desenho universal.
É melhor “prevenir que remediar”. Apesar de ser uma frase de vovó, é a mais pura verdade. Construir cidades inteligentes que protegem seus cidadãos, além de uma necessidade, é um dever do Poder Público que traz qualidade de vida e economia para o Estado. Hoje mais de 50% de pessoas que são atendidas em ortopedia e traumatologia e que ficam na dependência do serviço público, não estaria se tivéssemos acessibilidade adequada. Isso também chama economia.
Dr. Luiz Fernando Amorim é médico ortopedista e traumatologista em Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos