Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 9 de julho de 2019

"Articulação política de senador mato-grossense garante 30 mil novas doses de vacina a Rondonópolis"

Exames confirmam duas mortes por H1N1 no município e um caso segue em investigação. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, atendeu ao pedido do senador Wellington Fagundes (PL/MT) e confirmou, nesta terça-feira, 09, que serão enviadas a Rondonópolis, na próxima semana, 30 mil doses suplementares de vacina contra a H1N1, um tipo mais resistente de vírus da gripe. A demanda partiu da Câmara Municipal e da prefeitura, preocupados com os recentes casos de mortalidade por conta da doença.
“Como parlamentar, tenho dever de zelar por nosso Estado de Mato Grosso, e salvar vidas em uma região que inclui diversos municípios, como Pedra Preta, é, certamente, prioridade. Por isso, quero registrar o papel da secretária Izalba Albuquerque (Sec. Municipal de Saúde), junto com a gerente do departamento de saúde coletiva, Geraldina Ribeiro e o prefeito Zé do Pátio, que cobraram providências. Essa foi uma excepcionalidade feita pelo ministério, que insistimos e que valeu muito a pena!”, comemorou o republicano.
Wellington também parabenizou os vereadores, órgãos de comunicação e clubes de serviço que entraram em contato desempenhando um “papel de cuidado com a sociedade”. Agora, segundo o senador, todos podem ficar tranquilos quanto ao H1N1.
O ministro Mandetta afirmou que, embora o período da vacinação tenha terminado, o ministério liberará as doses para fazer a complementação da vacinação em Rondonópolis. “Não só do ponto de vista da solicitação do prefeito e do senador e amigo Fagundes, mas da importância da própria vacinação para esta e as demais doenças. E claro, todos devem tomar cuidados básicos – lavar as mãos, não ficar em aglomerações, etc.”, acrescentou o gestor.
Entenda o caso – O diretor Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, dr. Júlio Croda, explica que, apesar de o município ter cumprido com as metas nos grupos prioritários para a vacinação, ainda houve um alto número de pessoas afetadas pela gripe Influenza.
“Por isso, nós buscamos vacinas excedentes para que pudéssemos levar a Rondonópolis. Verificamos que havia em São Paulo, e o Instituto Butantã encaminhará ao Departamento de Logística amanhã mesmo (10/7), e de lá o departamento fará a programação da distribuição”, confirmou Croda.
Da Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário