Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 9 de julho de 2019

"Crimes ambientais e a pessoa jurídica "

O Poder Constituinte Originário, ao enfatizar sua atenção com o meio ambiente através do artigo 225 da Constituição Federal, impôs instrumentos protetivos tanto na esfera penal quanto cível e administrativa. Para a compreensão do termo “meio ambiente”, bem jurídico tutelado, deve-se levar em consideração o conjunto de condições e interações de ordem física, biológica e química que rege a vida em todas as suas finalidades. Além disso, o meio ambiente não se refere tão somente à condição em que vivem os seres, mas aos bens de uso comum do povo e imprescindíveis à sadia qualidade de vida. Para tanto, ao elaborar medidas para sua preservação, o legislador estabeleceu a responsabilidade tanto das pessoas físicas como das jurídicas em crimes ambientais. Desse modo, após diversos entendimentos e posições jurisprudenciais, os Tribunais Superiores consolidaram que as pessoas jurídicas não só podem ser responsabilizadas como podem cometer crimes contra o meio ambiente. Isso porque, pessoa física e pessoa jurídica possuem responsabilidades penais diversas que devem ser apuradas isolada e autonomamente.
Além do mais, a responsabilidade criminal da pessoa jurídica não pressupõe, por si só, a dos seus sócios, ainda que vistas em um mesmo processo, pois, a norma constitucional não impôs a indispensabilidade da dupla imputação. Resumidamente: é possível a responsabilização criminal da pessoa jurídica por crimes ambientais independentemente da responsabilidade simultânea do representante (pessoa física).
Ainda, o legislador dissociou as sanções previstas para ambas, já no intuito de considerá-las separadamente, prevendo o artigo 21 da Lei 9.605/1998 as penas aplicáveis às pessoas jurídicas, seja isolada, cumulativa ou alternativamente. Assim sendo, em virtude do princípio da taxatividade, a multa, as penas restritivas de direito e a prestação de serviços à comunidade são previstas como penalidades.
Demais, no intento de mitigar e prevenir que pessoas jurídicas desviem da sua finalidade, o artigo 24 da mencionada Lei consignou que a empresa constituída ou utilizada, predominantemente, com o objetivo de facilitar ou dissimular a prática de crime ambiental terá determinada sua liquidação forçada, o seu patrimônio tido como instrumento do delito e, desse modo, destinando ao Fundo Penitenciário Nacional.
Vinícius Segatto é advogado. Pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Pós-graduado em Direito Eleitoral e Improbidade Administrativa pela Escola Superior do Ministério Público. Pós-graduando em Penal e Processo Penal pela Escola Superior do Ministério Público. Pós graduando em Direito Penal Econômico pela PUC. Membro do instituto Brasileiro de Ciências Criminais e Membro da Comissão de Direito Penal e Processo Penal da OAB-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos