Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 20 de agosto de 2019

"Carne vermelha é saudável e saber sua origem é fundamental, alerta médico"

Cirurgião vascular Wilson Rondó Jr. afirma que, hoje, gado criado a pasto é mais saudável que salmão ou frango. Primeiro foram os carboidratos. Depois, as proteínas. De repente, os principais ingredientes que formam o tradicional prato dos brasileiros passaram de mocinhos a bandidos. Mas, afinal, arroz, feijão e carne fazem mal? Médico com formação em Cirurgia Vascular e especialista em Nutrologia, Wilson Rondó Jr. alerta que não é bem assim. Ao menos quando o tema é a carne vermelha. Com oito livros publicados, entre ele “Sinal Verde para a Carne Vermelha”, o profissional afirma que é importante manter a proteína no dia a dia e, mais importante ainda, saber sua origem. “Quando vemos estudos ou pesquisas sobre os malefícios da carne vermelha, é sempre com gado confinado, que é um animal estressado, que come uma ração que não deveria ser seu alimento principal, que está em um ambiente que não é o dele, em um lugar apertado. Todos esses fatores somados levam a uma perda proporcional da qualidade da carne. Por outro lado, é bom lembrar que no Brasil ainda temos grandes áreas de gado criado a pasto e, a pastagem, é rica em ômega 3, que é uma gordura poli-insaturada, reconhecidamente benéfica para proteção da saúde cardiovascular e cerebral”, afirma Rondó Jr.
É o caso do Taurino Tropical, um melhoramento genético realizado na fazenda do pecuarista José Neves, de Diamantino, no Oeste de Mato Grosso. Esta melhora genética é advinda da raça Caracu, que é 100% nacional. No Estado, o Taurino Tropical é comercializado exclusivamente no restaurante Urus Steakhouse. “Nosso gado é criado 100% a pasto e percebemos a diferença de sabor, maciez e qualidade”, define o empresário Jean Clini, a frente do restaurante.
E a carne branca? – O médico Wilson Rondó Jr. também alerta que, além de parar de colocar a carne vermelha no panteão dos vilões, é preciso olhar para outras proteínas de forma mais atenta.
“Se formos falar no salmão, por exemplo, é preciso entender que esses peixes hoje são criados em cativeiros e ingerem ração, que contém ômega 6. Diferentemente do ômega 3, em excesso, o ômega 6 é pró-inflamatório. O mesmo ocorre com frango ou porco. A não ser que esses animais sejam criados soltos, pastoreando e, no caso dos salmões, sejam de águas profundas do oceano, essas proteínas podem ser menos saudáveis que a carne vermelha de gado criado à pasto”, afirma o médico.
Rondó Jr. ainda completa que, enquanto brasileiros, é preciso começar a entender os produtos à mesa e valorizá-los. “Nossa carne vermelha é um desejo de consumo no mundo inteiro e, aqui, por vezes é mal valorizada. O que lá fora é vendido em boutiques de carne, aqui temos em restaurantes e açougues. Precisamos aprender a valorizar o que temos de melhor”, completa.
Urus Steakhouse – O Urus Steakhouse abriu as portas, juntamente com seu açougue, o Butcher Shop, no dia 31 de março de 2019. O restaurante conta com carnes premium e o açougue, além de vender estes cortes especiais, conta também com opções de cortes populares. Saiba mais: urussteakhouse.com.br/ e instagram.com/urussteakhouse. E conheça também mais livros do médico Wilson Rondó Jr.: https://www.drrondo.com/dr-rondo/livros/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário