Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 20 de agosto de 2019

"Comissão aprova projeto que retoma criação de Política Nacional de Participação Social"

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 128/19, que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS), com o objetivo de articular o diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil. A relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF), recomendou a aprovação. “Impõe-se reverter a autoritária e arbitrária extinção da Política Nacional de Participação Social, o que caracteriza enorme retrocesso para o País”, disse. “Restabelecer essa política nacional é consolidar a participação social como método de governo.”O projeto repete a redação de um decreto assinado pela ex-presidente Dilma Rousseff, que gerou polêmica na época (Decreto 8.243/14). Em abril último, o presidente Jair Bolsonaro editou o Decreto 9.759/19, que extingue e regulamenta os colegiados da administração federal e revoga aquele ato normativo.
O texto agora em tramitação foi apresentado pela deputada Renata Abreu (Pode-SP) e também cria o Sistema Nacional de Participação Social, que vai executar as diretrizes da PNPS. Propostas semelhantes tramitaram no Senado e na Câmara (PL 8048/14), mas foram arquivadas em janeiro, ao final da legislatura passada.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Ana Chalub
Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário