Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

"Congresso instala comissão para analisar MP que cria Médicos pelo Brasil"

A iniciativa vai substituir o programa Mais Médicos. Duas audiências públicas sobre a proposta serão realizadas na semana que vem. O Congresso instalou nesta quarta-feira (21) quatro comissões mistas para analisar medidas provisórias. A comissão da MP 890/19, que cria o programa Médicos Pelo Brasil para substituir o Mais Médicos, terá como presidente, o deputado Ruy Carneiro (PSDB-PB); e como relator, o senador Confúcio Moura (MDB-RR). Carneiro elogiou a proposta do governo. Para ele, a iniciativa é extremamente positiva por ser mais ampla que o programa anterior. “O projeto garante atendimento de saúde básica no País e vai realmente levar médicos a quem mais precisa, às comunidades mais distantes, ribeirinhas, indígenas”, destacou.Ele não descarta melhorias na medida, que já recebeu mais de 300 emendas, e anunciou a realização de audiências públicas nas próximas três semanas. Duas já serão realizadas na semana que vem, na terça-feira (27) e na quarta-feira (28). A primeira para ouvir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A previsão do presidente da comissão é a de que o relatório seja apresentado no dia 24 de setembro, na semana em que se comemora o dia do médico.
Avanços
O ministro da Saúde, que esteve no Congresso nesta quarta, destacou as melhorias do programa em relação ao Mais Médicos, como prova para selecionar os profissionais e dois anos de capacitação em atenção básica. “Só ficará no programa aqueles titulados em clínica médica e saúde da família”, informou.
Ele também destacou avanços nos contratos de trabalho. “Não haverá intermediário e o vínculo empregatício será com carteira de trabalho”. A escolha dos municípios para os quais os profissionais serão direcionados também foi aprimorada, segundo Mandetta, e seguirá critérios, como dados do IBGE e do programa Bolsa Família.
Outras MPs
O Congresso também instalou comissões mistas para analisar outras três medidas provisórias.
A comissão para análise da MP 887/19, que prorroga contratos temporários de pessoal do Comando da Aeronáutica, terá como vice-presidente, o deputado Pedro Lupion (DEM-PR); e como relator, o deputado Gustavo Fruet (PDT-PR). Ainda falta indicar o presidente do colegiado que será um senador.
A comissão da MP 888/19, que prevê requisições de pessoal para a Defensoria Pública da União, terá como presidente, o deputado Paulão (PT-AL) e como relator o senador Lasier Martins (PODE-RS).
A comissão da MP 889/19, que prevê novas regras de saque do FGTS e do PIS/Pasep, terá como presidente, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR); e como relator, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).
Da Redação/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário