Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 28 de setembro de 2019

"TANGARÁ DA SERRA: Inspeção do Trabalho resgata 14 trabalhadores em condições análogas a escravidão em MT"

Os trabalhadores foram recrutados em suas cidades de origem – Mato Grosso e Paraná - para trabalhar na construção de aviário para a produção de aves de corte. O Grupo de Fiscalização Rural da Superintendência Regional do Trabalho (SRTB) de Mato Grosso resgatou 14 trabalhadores em condições análogas a escravidão durante operação realizada no período de 23 a 27 de setembro no município de Tangará da Serra (241 km de Cuiabá). Além da presença da Inspeção Trabalhista, o grupo contou com a participação da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil de Mato Grosso.
Visualização da imagemA operação ocorreu em um estabelecimento rural localizado próximo à cidade onde foram encontrados trabalhadores oriundos de Mato Grosso e do Paraná, submetidos a condições degradantes de trabalho caracterizadoras da condição análoga à de escravo. De acordo com relatório da operação, os trabalhadores foram recrutados em suas cidades de origem para trabalhar na construção de aviário para a produção de aves de corte. Toda a produção deste e de outros aviários da região tem como destinatário um grande frigorífico do estado.
Segundo apurado, a cadeia de produção de aves para abate começa pelo fornecimento das aves recém-nascidas e das rações pelo frigorífico, que posteriormente compra dos aviários as aves já com ganho de peso adequado para o abate.
Dentre os indicadores de degradância foram constatadas a existência de alojamento improvisado, montado pelos próprios trabalhadores, constituído de madeirite, com cobertura parcial de amianto, sem condições básicas de segurança, vedação, higiene, privacidade ou conforto. Ainda havia instalações sanitárias improvisadas e a inexistência de local adequado para o preparo e consumo das refeições.
Visualização da imagemOs contratos de trabalho foram formalizados e foi realizada a anotação das Carteiras de Trabalho e emissão dos Termos de Rescisão dos Contratos de Trabalho. Os trabalhadores resgatados receberam o pagamento pelo empregador das verbas rescisórias perante os Auditores-Fiscais do Trabalho (AFTs), no valor total de R$ 23.621,79 com o correspondente recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Além disso, os resgatados terão direito ao recebimento de três parcelas do seguro desemprego.
Os dados oficiais consolidados e detalhados das ações concluídas de combate ao trabalho escravo desde 1995 estão no Radar do Trabalho Escravo da SIT, no seguinte endereço: https://sit.trabalho.gov.br/radar/
Atuaram na operação os AFTs Daniel Magalhães, Geraldo Vaguino, Danilo Frota, Samuel Coelho, um motoristas e dois policiais civis.
Sandra Carvalho/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos