
"Precisamos parar com esses debates de carga ideológica, porque assim não chegaremos a lugar algum", declarou Ludwig, deputada do partido União Social Cristã (CSU), irmão bávaro da CDU, ao jornal Neue Osnabrücker Zeitung no início desta semana.
Em vez disso, a comissária afirmou que o foco da política de drogas deveria estar na praticidade. "No final das contas, qual é a melhor maneira de proteger a saúde das pessoas, especialmente dos jovens, e qual caminho faz mais sentido para a situação deste país?", questionou.
Ludwig afirmou ainda que o partido tem "pensado" sobre a legalização da maconha "há anos". "É claro que você não se torna um viciado ao experimentar uma vez", disse ela. "É exatamente por isso que analisamos diferentes projetos para a distribuição controlada."
O tom de Ludwig destoa bastante do adotado por sua antecessora, a ex-comissária de drogas Marlene Mortler, também da CSU. Em comunicado no ano passado, ela afirmara: "O debate constante sobre a legalização está indo na direção errada. Ele sugere especialmente aos jovens que a maconha não é uma substância perigosa – isso simplesmente não é verdade!"
Atualmente, a maconha é legal na Alemanha apenas para fins medicinais. A planta só pode ser cultivada, vendida, empossada, importada ou exportada com a permissão do Instituto Alemão para Medicamentos e Produtos Sanitários (BfArM, na sigla em alemão). Pessoas gravemente doentes podem receber prescrição para remédios à base de cannabis.
Além disso, na prática, o Estado geralmente não processa pessoas que estejam portando seis gramas ou menos da droga.
A legenda de Merkel é a única entre os principais partidos da Alemanha que mantém uma política de drogas estritamente proibitiva, se colocando contrária a políticas de legalização formuladas pelo Partido Social-Democrata (SPD), Partido Verde, Partido Liberal Democrático (FDP) e A Esquerda.
Em 2018, dados oficiais do governo apontaram que cerca de 4 milhões de alemães consomem maconha. Entre os jovens de 18 a 25 anos, 17% disseram ter usado a droga nos últimos 12 meses.
EK/dw/ots/cp
Nenhum comentário:
Postar um comentário