Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

"Constipação Intestinal infantil – Qual tratamento recorrer?

A constipação intestinal infantil é um problema comum em crianças, ocasionando sofrimento e por consequência preocupação aos pais. Dentre as causas da constipação, destacamos a funcional, sendo a mais corriqueira no público infantil. O problema ocorre devido ao início da introdução dos alimentos sólidos, com baixo teor de fibras e ingestão hídrica insuficiente. Caracterizasse por constipação funcional a dificuldade de defecar, pelo endurecimento ou acúmulo das fezes, que resulta em dor, incomodo e maior esforço ao evacuar por parte da criança, refletindo diretamente em sua qualidade de vida. Nestes casos, é criado uma autodefesa, prendendo as fezes, por medo da dor, gerando um ciclo vicioso que pode piorar seu quadro. Outras possibilidades da constipação também se dá a origem congênita, neurológica, endócrina e metabólica.
É preciso atenção aos sinais, veja os mais frequentes:
• Constância de evacuação igual ou menor a 2x na semana⠀
• Escape fecal⠀
• Presença de fecaloma (intestino cheio palpável) ⠀
• Fezes endurecidas, ressecadas, calibrosas ou em cílabos (pequenas bolinhas) ⠀
• Dor ou muito esforço na hora de evacuar.
Para auxiliar a criança nesse processo transitório da alimentação, os pais devem orientar na ingestão de água regular, ingerir alimentos ricos em fibras como frutas, legumes e verduras.
O tratamento pode ser multiprofissional, e a fisioterapia pélvica apresenta bons resultados no tratamento da constipação intestinal infantil, posicionando a forma correta da evacuação, ingestão hídrica, consumo de fibras, incentivo à atividade física, além do tratamento do assoalho pélvico para a dissinergia, através, por exemplo, do biofeedback eletromiográfico animado para aprendizado e conscientização do relaxamento muscular na hora da evacuação e a neuromodulação para o reconhecimento fisiológico.
Caso seu filho esteja passando por alguns desses problemas relatados acima, procure um profissional habilitado na área.
Karla Mercedes
Fisioterapeuta Pélvica Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário