Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

"Destruição de placa sobre genocídio negro domina debates do Plenário"

O deputado Coronel Tadeu retirou a peça que integrava exposição sobre o Dia da Consciência Negra por acreditar que conteúdo era ofensivo a policiais. A sessão desta terça-feira (19) do Plenário da Câmara foi dominada por pronunciamentos sobre a retirada de uma placa sobre genocídio negro pelo deputado Coronel Tadeu (PSL-SP). A arte do cartunista Carlos Latuff integrava uma exposição sobre o Dia da Consciência Negra e retratava um jovem negro algemado e um policial. Tadeu retirou a placa do local e a quebrou.A atitude do deputado gerou críticas da oposição desde o fim da tarde, quando o fato ocorreu. No início da noite, Coronel Tadeu foi à tribuna e justificou a atitude por ter considerado a placa ofensiva aos policiais. "Talvez não tivesse sido, naquele momento, a melhor forma de se tratar aquela agressão, mas eu retirei [a placa], em nome de 600 mil profissionais de segurança porque aquilo sim era uma ofensa aos policiais", disse. Ele foi à tribuna acompanhado de deputados ligados a corporações policiais.
"Naquele momento, me veio simplesmente o ato de retirar aquele cartaz e continuar a bater palma pelo Dia da Consciência Negra. Espero que os senhores até reflitam sobre a minha atitude, mas principalmente coloque acima a minha posição", emendou.
O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) defendeu o Tadeu. Conhecido por ter quebrado uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco durante um comício, Silveira defendeu que genocídio negro é uma "falácia" e que, na sua atuação como policial militar, nunca viu tal prática."É evidente que mais negros morrem. Eu tive o prazer e o desprazer de operar em todas as favelas do estado do Rio de Janeiro. Lá tem mais negros com arma, tem mais negros cometendo o crime, mais negros confrontando a polícia, e mais negros morrem", disse.
Quebra de decoro
A oposição condenou a atitude dos dois parlamentares. A líder da Minoria, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), informou que vai recorrer ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. "O crime de racismo é inafiançável. Esses crimes precisam ser cada vez mais denunciados, porque há intolerância. O deputado não tolerou, não suportou, aí é que os crimes acontecem", declarou. Além disso, deputados do Psol também convocaram os pares a sair do Plenário depois que Tadeu sentou-se ao lado do presidente da Câmara na Mesa Diretora.
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que a retirada da placa foi um ato de violência inaceitável. "Nós, os negros, só queremos o nosso direito e buscamos esse direito dentro de um processo democrático. É impossível aceitar o que aconteceu. Foi como se tivessem dado um tapa na cara de cada um, negros e negras desta Casa, mesmo aqueles que não se manifestaram", lamentou.
O deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ) denunciou o que classifica de racismo estrutural e disse que a Câmara dos Deputados deve ser a casa das ideias, não a casa da violência. Ele criticou ainda a fala de Daniel Silveira.
"Dizer que os negros morrem mais porque cometem mais crimes é de um racismo violentíssimo, é uma frase absolutamente inaceitável. Essa ignorância faz mal para a segurança, e racismo é crime", afirmou.
A retirada da placa também foi criticada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que cobrou dos deputados a solução de conflitos por meio do diálogo.
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Geórgia Moraes
Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos