Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

"SALA SEPARADA: Max Russi quer atendimento mais seguro e especializado para mulheres vítimas de violência"

Central de flagrantes da capital não tem oferecido necessário a vítimas de violência, que aguardam atendimento, muitas vezes, no mesmo ambiente do próprio agressor. A violência doméstica ou familiar tem liderado, todos os anos, as ocorrências envolvendo vítimas femininas, tanto no estado de Mato Grosso quanto em Cuiabá. Na capital, especificamente, mulheres vítimas de agressão tem que aguardar atendimento, muitas vezes ao lado do próprio agressor, devido à falta de estrutura adequada da central de flagrantes.
A Indicação nº 5035/2019, apresentada nessa semana na Assembleia Legislativa pelo deputado Max Russi (PSB), propõe a criação de uma sala separada, com vidros escuros, para que esse tipo de atendimento aconteça de forma segura para a mulher agredida. O parlamentar destacou o teor da uma matéria jornalística, veiculada na semana passada em uma TV local, onde a reportagem denuncia o cotidiano desesperador de vítimas, que teriam sido submetidas a esse tipo de situação.
“A matéria mostrou a realidade das mulheres, vítimas de violência, que tiveram que aguardar para fazer a denúncia ao lado do próprio agressor. Esse tipo de situação é inadmissível, pois a segurança dessas vítimas fica seriamente afetada. Por isso estou cobrando providências do poder público, para que esse problema seja logo resolvido”, justificou.
O deputado Max Russi tem sido combativo, quanto aos crimes relacionados à violência doméstica e também tem apresentado projetos de lei e propostas, que visem inibir qualquer tipo de comportamento agressivo contra a mulher, em MT.
No ano passado, o deputado apresentou o Projeto de Lei nº 308/2018, que dispõe sobre a reserva de vagas de trabalho, a mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade social, em obras e serviços contratados pelo estado. O projeto segue tramitando na Casa de Leis.
Em abril desse ano foi a vez do Projeto de Lei nº 406/2019, que prevê a disponibilização de vagas prioritárias, em centros de educação infantil, a filhos de mulheres em situação de violência doméstica.
A intenção, segundo o parlamentar, é que o governo do estado promova e amplie políticas de inclusão, que protejam e deem apoio necessário para que essas vítimas possam seguir com suas vidas dignamente.
Max Russi esclarece ainda que o sentido é reconhecer o direito da mulher, que tenha sofrido violência, seja ela doméstica ou familiar, dando a chance para que seus filhos tenham acesso à educação infantil.
Ainda no mesmo mês, Russi propôs o Projeto de Lei 450/2019, que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a adotar medidas de auxílio à mulher, que se sinta em situação de risco.
Já em setembro passado, foi a vez do PL 947/2019, que dispõe sobre ações de regresso no caso de atos de violência doméstica. O texto está sob a análise da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos