Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

"TCU aprova renovação de concessão e Ferronorte deve avançar em MT"

Ferrovia vai receber investimentos, ampliando capacidade de transporte 35 para 75 milhões de toneladas. O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, nesta quarta-feira, 27, a renovação antecipada do contrato de concessão ferroviária da malha paulista, operada pela empresa Rumo, que pertence ao grupo Cosam. Com isso, abre-se a possibilidade de que os trilhos da Ferronorte avancem em Mato Grosso, saindo de Rondonópolis, no Sul do Estado, e chegando a Cuiabá.
A Ferronorte também é operada pela Rumo Logística. “Podemos dizer que hoje é um dia importante para o desenvolvimento da nossa logística de transporte no Brasil e também para Mato Grosso” – comemorou o senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi). Ele acompanhou a sessão no TCU, cujo processo foi relatado pelo conselheiro Augusto Nardes.
Fagundes explicou que a ferrovia de Mato Grosso é ligada à malha paulista, e que sua ampliação no Estado estaria condicionada aos investimentos a partir da divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul. O contrato terminaria em dezembro de 2028, mas o Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Transportes Terrestres apresentaram proposta de prorrogar antecipadamente o acordo por mais 30 anos.
Na renovação, a Rumo se comprometeu a realizar obras de ampliação da capacidade e de resolução de conflitos urbanos nas cidades paulistas que são atravessadas pela ferrovia. Com isso, aumenta-se a capacidade de transporte das atuais 35 para 75 milhões de toneladas. No percurso, serão realizadas duplicações, novos pátios, modernização de via, entre outras obras.
Wellington explicou que, atualmente, 100% da capacidade do transporte da Ferronorte está tomada. “Não tem como ampliar - salientou. Por isso, trabalhamos de forma conjunta, com apoio de toda a bancada, com participação incisiva do senador Jayme Campos, para que houvesse essa antecipação, que abre espaço para a concessão chegar até Cuiabá e depois ao Nortão do Estado”.
O projeto, reivindicado pela classe política de Mato Grosso, prevê também que, após chegar a Cuiabá, a ferrovia avance para o Norte do Estado, cobrindo todas as regiões produtoras e conectando-se ainda com os trilhos da Ferrogrão, que vai ligar Sinop a Miritituba, no Pará, e ainda à Transcontinental, cujo primeiro eixo será através da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, a FICO, ligando Mara Rosa, em Goiás, até Água Boa.
Da Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos