Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

"Aeroporto Marechal Rondon: Resolução da Conaero permite internacionalização "

Ministério da Infraestrutura já autorizou a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá, que agora poderá contar com linhas para vários países da América do Sul e do mundo. O assunto foi pauta da reunião entre o senador Wellington Fagundes, o delegado da Receita Federal, Oldésio Silva Anhesini, e os secretários de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Moreno, e de Cuiabá, Francisco Vuolo, nesta segunda-feira (02.12), em Cuiabá. A operação de vôos internacionais requer a instalação de vários órgãos, como a Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa e Ministério da Agricultura.
O espaço para a instalação de todos esses órgãos foi redimensionado por uma resolução da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), publicada esta semana no Diário Oficial da União. A partir de então, o Aeroporto Marechal Rondon, considerado de médio porte, precisará destinar, no mínimo, 39 metros quadrados para a instalação desses órgãos.
A atuação do senador Wellington Fagundes foi no sentido desse redimensionamento, já que a resolução anterior do Conaero definia um espaço maior para esses órgãos.
Ele lembra que a concessão do aeroporto prevê investimentos, como é o caso da construção de uma nova pista, permitindo pousos e decolagens de aeronaves de grande porte.
O delegado, Oldésio Silva Anhesini, explica que, até então, se tratava do cumprimento de normas que disciplinam a fase de alfandegamento de um aeroporto para operação de vôos internacionais. “Na verdade, o aeroporto já é alfandegado para cargas. Falta o alfandegamento de passageiros”, explica. Ele considera que isso deve incrementar o turismo e a economia de Mato Grosso.
O próximo passo, segundo ele, será elaborar um layout para a instalação de todos os órgãos. Quanto aos servidores, ele garante que já estão preparados para atuar.
O secretário de Turismo do Estado, Jefferson Moreno, diz que, além da Azul que aguarda pela internacionalização para operar um vôo direto ligando Cuiabá a Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), outras empresas aéreas estão interessadas em fazer a ligação de Cuiabá com outros países, como é o caso do Peru.
O Francisco Vuolo, secretário de Turismo de Cuiabá, acredita que o Aeroporto Marechal Rondon poderá se transformar um hub de distribuição de vôos para toda a América do Sul e o mundo. “Temos muito a mostrar, atraindo turistas e investidores”, diz.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário