Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

"PATRIMÔNIO: Clóvis Irigaray expõe coleção inédita na Casa Cuiabana"

Após importante manutenção de conservação, o Centro Cultural Casa Cuiabana lança Temporada 2020 com a mostra gestual Irigaray – Arte – Ikuiapá. O Centro Cultural Casa Cuiabana, que a propósito, está de cara nova após importante manutenção de conservação, lança sua Temporada 2020 em grande estilo, com a mostra gestual Irigaray – Arte – Ikuiapá. Com obras inéditas de Clóvis Irigarai, a mostra segue aberta à visitação de segunda-feira à sexta-feira, sempre das 8h30 às 17h, até dia 6 de março. O lançamento oficial da exposição, porém, está reservado para o Cine Teatro Cuiabá, no dia 8 de abril, aniversário da capital. A proposta do artista é ocupar com arte os espaços públicos do Centro Histórico da cidade, promovendo ações, exposições e oficinas que valorizem as tradições, a arte e a cultura mato-grossense.
“Coincidiu de a primeira de uma série de ações de valorização do Centro Histórico, ocorresse junto com o lançamento da Casa Cuiabana, um espaço tão valioso para todos. Em 1994, Irigaray fez um curso de pintura na Casa Cuiabana e as portas já eram abertas para os artistas. É bom ver que, quase 30 anos depois, as portas continuam abertas”, comenta Maria Irigaray, curadora da mostra.
Entre as ações do projeto Irigaray – Arte – Ikuiapá, além da mostra, foram reservadas ainda à Casa Cuiabana, duas oficinas: Oficina de Pintura, com Maurício Mota e Lua Brandão; e a Oficina de Rimas, com a União Mato-grossense de MC’s. As atividades são gratuitas e ocorrem entre os dias 27 de fevereiro e 04 de março.
Casa Cuiabana renovada
“A Casa Cuiabana é sinônimo de liberdade. Tudo aqui é aberto, é livre. Estou feliz por estar aqui novamente, com uma nova série, cheia de telas tão vivas. É uma série ousada, como a resistência da Casa Cuiabana. Tem que ser, eu sou ousado (risos)”, se diverte, Clóvis Irigaray.
Construída no século 18, com estilo colonial, em taipa e adobe sobre alicerces de pedra canga, o Centro Cultural Casa Cuiabana é patrimônio histórico de Mato Grosso desde 1983. O espaço foca no desenvolvimento de pessoas com ações voltadas às artes plásticas, artes cênicas e à música.
Entre os reparos da manutenção de conservação, que duraram quatro meses, de outubro de 2019 a janeiro de 2020, foram revistas a parte elétrica, cobertura, pintura, banheiros, forro, calhas, esquadrias, janelas e jardim. Os reparos foram dedicados ainda à acessibilidade e à segurança do patrimônio.
“Demos atenção especial a iluminação do entorno da Casa, grades nas janelas, adaptamos as calçadas, seguindo as normas de acessibilidade, piso antiderrapante e corrimão da escada do quintal. Estamos muito contentes com o resultado. Vida longa à Casa Cuiabana”, comemora Ivan Moreira de Almeida, arquiteto da Secel.
Vale dizer que durante os meses de reparo, a Casa Cuiabana não fechou as portas e manteve a programação, adaptando horários e remanejando atividades, de acordo com as demandas das obras de manutenção.
“É uma honra receber Clovis Irigaray na Casa Cuiabana, agora revigorada e mais bonita do que nunca! Em nome do Governo de Mato Grosso, dou às boas-vindas a esse artista que carrega uma trajetória tão relevante. Uma pessoa que inspira cultura! E é para isso que serve a Casa Cuiabana, valorizar e estimular a arte e a cultura do nosso povo”, explica Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer.
A Casa Cuiabana é um dos mais importantes aparelhos geridos pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel). Entre fevereiro e março, o Centro Cultural acolhe o projeto Irigaray – Arte – Ikuapá, aprovado no edital do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura.
Protásio de Morais/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos