Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 16 de março de 2020

"Conselheiro Isaías Lopes e Conselho Regional de Contabilidade discutem ações de fortalecimento da categoria"

O conselheiro e ouvidor-geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Isaías Lopes da Cunha, recebeu a visita da diretoria do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT), na última sexta-feira (13). Na oportunidade, discutiram ações de fortalecimento da categoria e o conselheiro se colocou à disposição para ministrar palestra aos profissionais inscritos no conselho, que é a entidade responsável pelo registro, fiscalização e a promoção da educação continuada da classe contábil. Isaías Lopes lembrou que o papel do contador não é somente fazer ou ser responsável pela escrituração contábil e que o papel do profissional da contabilidade é mais abrangente. "Na hora da execução do orçamento, temos que ter o contador neste processo. Na execução financeira, também. E na parte dos registros contábeis propriamente ditos, também é fundamental a presença do profissional contábil", afirmou o conselheiro.
O presidente do CRC-MT, Paulo Rühling, agradeceu o conselheiro pela receptividade e abertura para o fortalecimento da categoria.
"A contabilidade pública ficou estagnada durante muito tempo e nos últimos anos, vem buscando evolução. Como o TCE-MT é um berço da sabedoria da área pública, esse encontro com o conselheiro é importante porque como contabilista e defensor da categoria, podemos buscar parcerias e convênios para capacitar os profissionais do setor", comentou o presidente do CRC-MT.
O conselheiro Isaías Lopes comentou que está estudando atualmente sobre a origem da contabilidade e o seu desenvolvimento em Mato Grosso.
Isaías Lopes argumentou durante o encontro que é defensor das prerrogativas da contabilidade e pediu que o CRC-MT olhe mais para a contabilidade pública. "No que tange o setor público, as vezes o conselho olha para o setor privado e esquece da contabilidade pública. É importante também dar atenção ao setor público", opinou.
Uma das defesas do conselheiro é que empenho e liquidação devem ser feitos por um profissional da contabilidade. "É ter a contabilidade como espinha dorsal do controle interno e externo".
Também participaram do encontro, o vice-presidente de Administração do CRC-MT, Alexssander Camargo, o vice-presidente de Controle Interno do CRC-MT, Claiton Cavalcante, e a conselheira e ouvidora do CRC-MT, Joice Rondon.
Assessoria/Caminho Político
Edição:Régis Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário