Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 7 de abril de 2020

"Mais de 2,2 mil pessoas se inscrevem em curso de extensão do TCE-MT"

Conselheiros de políticas públicas, professores, promotores do Ministério Público de Mato Grosso, controladores internos e agentes de saúde estão inscritos na 7ª Edição do curso de extensão “ Cidadania e Controle Social”, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A partir do dia 5 de maio, 1 mil pessoas estarão participando das aulas desenvolvidas por meio da modalidade Educação a Distância (EaD).
Este ano, o número de inscrições superou as expectativas da Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI). Foram 2.260 pessoas inscritas para as 1 mil vagas disponíveis, sendo que 604 se declararam membros de Conselhos de Políticas Públicas e o restante são cidadãos interessados em aprender mais sobre o controle social.
A supervisora geral do curso e secretária da SAI, Cassyra Vuolo, destacou ainda que 141 pessoas de outros estados fizeram inscrição, o que demonstra o reconhecimento nacional da iniciativa do TCE–MT, seja por sua abrangência, público heterogêneo, temas abordados e o índice de aprovação, que atingiu 93%.
De acordo com Cassyra Vuolo, o curso é desenvolvido pelo TCE/MT e pela UFMT de maneira didática e de fácil compreensão, com temas como o funcionamento do Estado, o ciclo orçamentário e as formas de participação do cidadão no processo de orçamentação pública, os instrumentos de fiscalização, os sistemas de informação e transparência e a relevância dos Conselhos de Políticas Públicas, ressaltando, por exemplo, o que são e para que servem.
“Por meio de atividades práticas pretende-se orientar o cidadão a exercer seu direito-dever, a formalizar denúncias robustas e a solicitar informações públicas aos órgãos e entidades valendo-se da Lei de Acesso à Informação, por exemplo. E, por fim, fomentando sua interface com o controle interno e externo”, comentou.
Em 2019, 3.002 pessoas de 18 estados brasileiros se inscreveram para participar do curso. Do total de participantes, 929 concluíram o EaD, sendo que 74% são membros de Conselhos de Políticas Públicas e, destes, 28,9% são ligados aos Conselhos de Educação.
Esse ano, 21 municípios adesos ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) terão cursistas participando do EaD, totalizando 60% do total de vagas. “Essa capacitação faz parte de um conjunto mais amplo de ações voltadas para o fortalecimento do controle social, visando à melhoria da gestão e a formação de uma consciência cidadã em articulação com o controle interno e o controle externo”, disse a secretária.
O curso de Extensão via EaD “Cidadania e Controle Social” é parte do Projeto 2 - Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã do PDI, tendo como base o diagnóstico realizado em 2012 pelo TCE-MT, em parceria com a UFMT, que apontou a necessidade de promover capacitação continuada para os conselheiros dos Conselhos de Políticas Públicas.
Ao todo, serão 20 turmas com 50 cursistas em cada uma delas, totalizando 100 horas/aula. A capacitação começa no dia 4 de maio e encerra em 20 de julho desse ano. Haverá um momento presencial facultativo, e o restante do curso ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com o acompanhamento de tutores e coordenadores. Todo processo avaliativo ocorrerá no AVA, por meio de atividades do tipo questionários eletrônicos, fóruns e tarefas online.
O curso foi criado há oito anos com o propósito de capacitar conselheiros dos Conselhos Municipais e Estaduais e qualquer cidadão que tenha interesse em realizar o controle social da gestão e dos resultados das políticas públicas e já capacitou 4.021 pessoas.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário