Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 21 de abril de 2020

"Sancionada inclusão de Osvaldo Aranha no Livro dos Heróis da Pátria"

História do Brasil - Osvaldo Aranha Herói da PátriaO diplomata inaugurou a tradição de ser um brasileiro o primeiro orador da reunião anual da ONU.Foi sancionada na última sexta-feira (17) a lei que inclui o diplomata e político Osvaldo Aranha no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria (Lei 13991/20). Com isso, ele passa a figurar ao lado nomes como Tiradentes, Santos Dumont, Machado de Assis, Zumbi dos Palmares, Anita Garibaldi e Zuzu Angel. O livro fica guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na praça dos Três Poderes, em Brasília. A iniciativa, que partiu do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), foi aprovada pela Câmara em novembro de 2018 e pelo Senado em fevereiro.
Em 1947, Osvaldo Aranha chefiou a delegação brasileira na recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU). Foi ele quem inaugurou a tradição, mantida até hoje, de ser um brasileiro o primeiro orador da reunião anual da ONU. Aranha também foi o presidente da Segunda Assembleia Geral, que votou o plano de partilha da Palestina, que resultou na criação futura do Estado de Israel. Por isso, é muito reconhecido até hoje por judeus e sionistas em todo o mundo devido a essa atuação.
Ministro de Relações Exteriores entre 1938 e 1944, exerceu um papel fundamental para que o Brasil rompesse naquela ocasião com a Alemanha nazista e se juntasse às Forças Aliadas, que combatiam o projeto de hegemonia mundial capitaneado por Adolf Hitler à frente do Estado alemão. Durante os diferentes períodos em que Vargas exerceu a presidência da República, Aranha ocupou também outros cargos, como os de ministro da Justiça e da Fazenda.
Osvaldo Aranha foi ainda chefe da embaixada brasileira em Washington, nos Estados Unidos, entre 1933 e 1937, período em que conseguiu vantagens políticas e econômicas que estimularam a indústria nacional.
O diplomata nasceu em Alegrete (RS) em 1894 e faleceu no Rio de Janeiro em 1960.
Regras
Só podem ser inscritos no Livro de Heróis da Pátria nomes de brasileiros ou de grupos de brasileiros que tenham oferecido a vida à Pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo. A homenagem só poderá ser concedida mediante lei e após 10 anos da morte do laureado.
Da Redação/Caminho Político
Edição: Régis Oliveira
Com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos