Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 18 de maio de 2020

"TCE-MT suspende cautelarmente dispensa de licitação da Prefeitura de Rondonópolis"

Por indícios de sobrepreços que podem superar 400%, o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Ronaldo Ribeiro suspendeu, cautelarmente, a dispensa de licitação nº 38/2020 da Prefeitura de Rondonópolis, que previa o montante de R$ 597 mil para compra de produtos de limpeza destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A Representação de Natureza Interna, com pedido de medida cautelar, foi proposta pelo Ministério Público de Contas (MPC), segundo o qual, há ainda indicativos de que a dispensa de licitação da prefeitura desobedeceu a dispositivos constantes da Lei n.º 13.979/2020, no que concerne à apresentação de justificativa plausível quanto aos valores de referência utilizados para a contratação.
O objeto da dispensa tratou da aquisição de materiais de limpeza como água sanitária, desinfetante, detergente, sabão em pó, sabonete líquido, limpador, saco para lixo de 100 litros e saco para lixo hospitalar. Conforme o Ministério Público de Contas, no entanto, o instrumento não demonstrou a metodologia de parametrização dos preços utilizados na compra, nem a forma como os itens foram orçados, deixando de comprovar que estariam na média de valores praticados no mercado. “Além de a prefeitura não demonstrar a metodologia para chegar aos preços praticados, apenas uma empresa participou da dispensa de licitação”, argumentou o procurador de Contas Gustavo Coelho Deschamps.
Ao conceder a medida cautelar, o conselheiro ressaltou ser importante registrar que a Lei n.º 13.979/2020 autorizou, em seu art. 4º, a dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços, inclusive de engenharia, e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus. Todavia, continuou Ronaldo Ribeiro, não se pode esquecer a exigência de que, além da caracterização da emergência, seja comprovada a compatibilidade dos preços da aquisição, conforme alerta o Tribunal de Contas da União (TCU) e cujo entendimento também é compartilhado pelo TCE-MT.
“Nota-se que, independentemente da discussão relativa a se tal dispositivo traz ou não um rol hierárquico a ser observado pelo agente público na formação dos preços de referência, o fato é que no caso dos autos sequer foi observado o parâmetro da alínea “e” do inciso VI do § 1° do art. 4º-E da Lei nº 13979/2020, pois consta apenas um orçamento base, já que o outro que foi juntado posteriormente encontra-se rasurado, portanto, inutilizável para tão relevante ato administrativo que é a formação da cesta de preços aceitáveis. Ressalta-se, ainda, que o único orçamento utilizado foi o da empresa que posteriormente sagrou-se vencedora da dispensa”, pontuou o conselheiro.
Ainda conforme Ronaldo Ribeiro, além da insuficiência de orçamentos juntados à instrução processual, a partir da reanálise, por parte do MPC, dos valores praticados em lojas virtuais especializadas no fornecimento dos objetos contratados, restou demonstrado que os valores apurados referentes a determinados itens contratados estão acima dos praticados no mercado. “No caso em análise, o periculum in mora consiste na iminente possibilidade do sobrepreço se transformar em superfaturamento com a realização de pagamentos à empresa, haja vista que a adjudicação e a contratação já foram efetivadas”, sustentou.
O conselheiro ponderou ainda que a decisão de suspender os atos decorrentes da dispensa de licitação e do contrato não tem o condão de causar danos à população rondonopolitana em virtude da falta de produtos de higienização nesse momento de pandemia. “Haja vista que o gestor público dispõe de outros meios para aquisição, como compra direta em menor quantidade até que nova dispensa de licitação seja realizada nos moldes legais. O que não se pode admitir é a possibilidade de produtos serem adquiridos com sobrepreço por conta da pandemia”, disse.
O Julgamento Singular N° 367/RRO/2020 foi publicado no Diário Oficial de Contas (DOC) de sexta-feira (15). A decisão ainda será analisada pelo Tribunal Pleno, que decidirá pela homologação ou não da medida cautelar.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos