TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19

TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

MPF em Cuiabá

MPF em Cuiabá
Av. Miguel Sutil, nº 1.120, Esquina Rua J. Márcio (R. Nestelaus Devuisky) Bairro Jardim Primavera

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

"SAÚDE PÚBLICA: Presidente de Frente Nacional volta a cobrar reconhecimento dos técnicos em agente comunitário de saúde e combate às endemias'

Uma nova reunião para tratar sobre o reconhecimento técnico da profissão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) foi solicitado pelo deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT),  presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE), a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, nesta terça-feira (04). A CBO é um reconhecimento da existência de ocupações no mercado de trabalho brasileiro e garante regulamentações próprias para a categoria como profissional técnico, como carga horária e regras para aposentadoria compatíveis à atividade.
O requerimento de CBO solicita a ampliação das atividades dos ACS e ACE nos serviços de prevenção e promoção de saúde, como colher informações sobre hipertensão, obesidade e outras situações. 
Essa é uma reivindicação dos ACS e ACE há vários anos, pelo fim da precarização da profissão, que é pilar da estratégia de atenção básica em saúde. Centenas de profissionais em Mato Grosso que concluíram o Curso Técnico de ACS e ACE aguardam a Classificação Brasileira de Ocupação. 
“Precisamos de urgência com essa situação. Em Mato Grosso, muitos profissionais já se profissionalizaram e  em nível do Brasil o Governo Federal já garantiu um curso técnico para todos os profissionais no ano que vem. Nada mais justo do que o reconhecimento da profissão na CBO para resguardar o direito desses trabalhadores que salvam vidas”, afirmou o deputado.
O parlamentar voltou a solicitar celeridade na apreciação do pedido de regulamentação da profissão a pedido da presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso (Sindacs), Dinorá Magalhães. Em fevereiro de 2020, o parlamentar já havia feito uma reunião com este setor do Governo Federal após uma reunião com a sindicalista. 
“Temos muitas legislações que tratam sobre os ACS e ACE, mas o CBO é um divisor de águas. Ele dá segurança a categoria, regulamenta como profissional técnico de uma vez por todas e possibilita a criação de um conselho de classe, a exemplo do Coren dos enfermeiros”, disse Dinorá Magalhães. 
“O CBO garante a profissionalização, ampliando a gama de atividades da categoria dando mais resultado para atenção primária da saúde. O Dr. Leonardo, como médico, sabe da importância disso”, completou a sindicalista.
Dr. Leonardo também já realizou reunião com Ministério da Saúde sobre este assunto em 2020. O MS observou que aguarda parecer da equipe econômica do governo e garantiu que a tramitação da demanda é vista com urgência por abranger profissionais importantes para o programa de saúde da família.
Serviço:
Quer tirar dúvidas sobre esse ou outro assunto? Chama no Whattsapp do Dr. Leonardo pelo número 65 9949 1211. Pode ligar também! Visite nossso site www.drleonardo.com.br e nos siga nas redes sociais Facebook.com/DrLeonardoMT/ Instragran/DrLeonardoMT e Twitter.com/DrLeonardoMT.
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: @Drleonardomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos