Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

"SEGURANÇA: Nova Mutum aguarda um Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar"

Instalação de grandes empresas, aumento de loteamento e crescimento populacional é um dos fatores que preocupa a instituição. Em cumprimento a agenda de visitas às instituições de segurança pública, em Nova Mutum (MT), o presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) reuniu com o major Fernando Duarte Santana e 1° tenente Leandro Damasceno Lopes da 5° Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CIBM) para ter um panorama da atuação da instituição na região.

De acordo com Fernando, hoje a instituição apresenta um déficit de pessoal, sendo que era previsto 80 militares e, atualmente, possui somente 32 atuantes. “O déficit vai de acordo com o crescimento da cidade. Nova Mutum é uma cidade que cresce de 10 a 12% ao ano. Tem a Lei de Organização Básica do Bombeiros que nos dá uma base em relação a quantidade de bombeiros para 80 mil hectares”, esclarece o major.
Parceria
A CIBM tinha uma grande dificuldade em ter ambulâncias, segundo Fernando, que explica que hoje conta com viatura por meio de parceria com a Rota Oeste. “A gente fez parceria, deixam uma ambulância à nossa disposição, paga combustível, seguro e manutenção, a gente utiliza a serviço. A expertise da Rota Oeste não é o desencarceramento de vítimas presas em ferragens e acabamos por apoiar. Por mais que seja privatizada, a responsabilidade pelo socorro é nossa”, comenta.
Ele acrescenta que a região não conta com Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) devido a prefeitura municipal considerar a qualidade do serviço do Corpo de Bombeiros viável, diz Santana.
Comando Regional
Major Fernando explica que é preciso criar um Comando Regional (CR) para o Corpo de Bombeiros em Nova Mutum. “Já temos um estudo. Hoje, pertencemos ao Comando Regional do Corpo de Bombeiros de Sinop. Se nós hoje virássemos CR, vamos abrigar Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. A quantidade de ocorrências, seríamos o terceiro CR que atenderia mais ocorrências no estado, só ia perder para Rondonópolis e Sinop”, simula.
Com o avanço de grandes empresas como a Rumo que vai instalar uma das maiores ferrovias da América Latina e a BR Distribuidora com a produção de etanol no município, Fernando acredita que haverá um aumento populacional. “Concretizando essa ideia do CR, a área operacional ficaria para atender 13 municípios e igualaria o planejamento do governo estadual, das policiais militares e civis. Aqui estamos equidistantes, estamos na metade do caminho para Sinop e para Cuiabá. Estamos com uma cidade que cresce muito e não vamos conseguir fazer um atendimento com excelência com essa estrutura de Companhia Independente”, preocupa o major.
“Realmente, Nova Mutum é um município organizado e conta com o comprometimento e parceria da gestão municipal. Com os projetos que estão para ser implantados na região, já é hora de pensar na implantação do Comando Regional para não ter contratempos futuros com o aumento populacional e de demandas para a instituição. Vou fazer as devidas articulações com o governo estadual, por meio da Secretaria da Casa Civil, para chegarmos a uma solução”, informa Claudinei.
Além de Nova Mutum, a CIBM atende os municípios de Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Nova Marilândia, Santo Afonso, Arenápolis, Nortelândia, Ato Paraguai e Diamantino.
Samantha dos Anjos/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos