Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Argentina legaliza cultivo de maconha medicinal para uso próprio

Decreto de Alberto Fernández também regulamenta a venda de derivados da planta em farmácias de manipulação. Governo afirma que pretende garantir "acesso oportuno, seguro e inclusivo" aos que necessitam usar cannabis. O governo da Argentina publicou um decreto na quinta-feira (12/11) que legaliza o cultivo de maconha para uso próprio, assim como a elaboração e distribuição de produtos derivados de planta como óleos e cremes em farmácias de manipulação. O uso recreativo da droga segue proibido no país.
"É inadiável criar um marco regulatório que permita um acesso oportuno, seguro, inclusivo e protetor aos que necessitam utilizar cannabis como ferramenta terapêutica", aponta o novo decreto, assinado pelo presidente Alberto Fernández.
O governo argentino prevê ainda a criação de um cadastro especial, ligado ao Ministério da Saúde, para autorizar "pacientes a terem acesso à planta por meio do cultivo controlado e também aos seus derivados, como medicamentos, tratamentos terapêuticos e paliativos para a dor".
"Os pacientes podem se cadastrar para obter autorização de cultivo para si mesmos, por meio de um parente, terceiro ou organização civil autorizada", detalha o texto.
Além disso, aqueles que "têm indicação médica para o uso da planta de cannabis e seus derivados podem adquirir especialidades medicinais de fabricação nacional, importar especialidades medicinais devidamente registradas pela autoridade sanitária ou adquirir formulações magistrais elaboradas por farmácias autorizadas".
O Estado oferecerá ajuda técnica para "promover a produção pública de cannabis em todas as suas variedades e a sua eventual industrialização para uso medicinal, terapêutico e para pesquisas em laboratório". "O produto será distribuído através do Banco Nacional de Medicamentos Oncologia e farmácias autorizadas", acrescenta o decreto.
Este novo regulamento revisa uma lei aprovada em 2017, durante o governo do ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019), com o objetivo de promover "pesquisas médicas e científicas sobre o uso da planta para fins medicinais, terapêuticos e/ou paliativos da dor".
A lei de 2017 contemplava o uso da planta apenas para pacientes com epilepsia refratária, e havia criado um cadastro nacional voluntário com o objetivo de facilitar o acesso gratuito ao óleo de cannabis que, segundo decreto do governo de Alberto Fernández, "não se encontra operacional".
Até agora, a posse de sementes de maconha era proibida, e as penas para quem cometesse esse crime variavam de quatro a 15 anos de prisão.
JPS/efe/cp
Caminho Politico #caminhopolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos