DIRETO DA VENEZUELA

DIRETO DA VENEZUELA
Tweets por ‎@infoenlaceweb INSTAGRAM @INFOENLACEWEB

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Endereço: Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

O exercício da democracia é um compromisso com a liberdade

A semana que passou deixou o mundo em estado de alerta. Apreensão, ansiedade, dúvidas, dedos cruzados. Não, não era uma partida de final de copa do mundo, não valia troféu, nem um prêmio milionário. O que estava em jogo era a Casa Branca, a posse da caneta mais poderosa entre as potências políticas, financeiras e bélicas.
Os olhos do mundo se voltaram para lá, porque o que acontece na terra do Tio Sam, impacta todo o resto do mundo. As eleições americanas são um exemplo concreto de democracia, de fazer valer a vontade do povo. O voto não é obrigatório, já é sabido por todos, então, quando o povo vai às urnas, sem que haja uma obrigatoriedade, é o exercício da democracia e o compromisso com a liberdade individual, com o desejo de mudanças. É um povo lutando pelos seus direitos com a arma mais poderosa: o voto!
No jogo democrático, a palavra “inimigo” fica deslocada, porque não deve existir, porque de fato e de direito o que existe é uma oposição. Nesse jogo eleitoral em que o vencedor recebe o mandato como espólio a fim de proteger a vida, a liberdade e os direitos daqueles que não torceram por sua vitória e foram derrotados, o vencedor deverá tratar a oposição com respeito e dignidade, porque quando o pleito chega ao fim, o que deve existir é apenas o povo.
Assim é a democracia. Um dia você governa, no outro, é governado. Cabe àqueles que participam do pleito aceitar a vontade absoluta da população. Aceitar o resultado das urnas é fortalecer a democracia, é reconhecer que a aprovação popular, em determinados momentos, pode ser a voz de Deus. Lutar contra o resultado das urnas, fazer ilações, colocar em cheque a veracidade do trabalho daqueles que lutam em prol da soberania da nação, é também, colocar na berlinda, todo o verniz de verdade e soberania de um povo.
A liberdade é fundamental. A democracia é um direito inalienável. Saber ouvir o clamor popular é o mínimo que se espera de homens públicos. Lutar com heroísmo e perder com elegância é a postura de políticos com conduta ilibada. Respeito à instituição democrática é a resposta daqueles que lutarão pelo bem do povo que os elegeu como representante legal de suas vontades e sonhos.
Frankes Márcio Batista Siqueira é professor desde 1995, graduado em geografia e ciências contábeis, mestre em Desenvolvimento Social e doutor em Cultura Contemporânea pela UFMT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos