Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

O exercício da democracia é um compromisso com a liberdade

A semana que passou deixou o mundo em estado de alerta. Apreensão, ansiedade, dúvidas, dedos cruzados. Não, não era uma partida de final de copa do mundo, não valia troféu, nem um prêmio milionário. O que estava em jogo era a Casa Branca, a posse da caneta mais poderosa entre as potências políticas, financeiras e bélicas.
Os olhos do mundo se voltaram para lá, porque o que acontece na terra do Tio Sam, impacta todo o resto do mundo. As eleições americanas são um exemplo concreto de democracia, de fazer valer a vontade do povo. O voto não é obrigatório, já é sabido por todos, então, quando o povo vai às urnas, sem que haja uma obrigatoriedade, é o exercício da democracia e o compromisso com a liberdade individual, com o desejo de mudanças. É um povo lutando pelos seus direitos com a arma mais poderosa: o voto!
No jogo democrático, a palavra “inimigo” fica deslocada, porque não deve existir, porque de fato e de direito o que existe é uma oposição. Nesse jogo eleitoral em que o vencedor recebe o mandato como espólio a fim de proteger a vida, a liberdade e os direitos daqueles que não torceram por sua vitória e foram derrotados, o vencedor deverá tratar a oposição com respeito e dignidade, porque quando o pleito chega ao fim, o que deve existir é apenas o povo.
Assim é a democracia. Um dia você governa, no outro, é governado. Cabe àqueles que participam do pleito aceitar a vontade absoluta da população. Aceitar o resultado das urnas é fortalecer a democracia, é reconhecer que a aprovação popular, em determinados momentos, pode ser a voz de Deus. Lutar contra o resultado das urnas, fazer ilações, colocar em cheque a veracidade do trabalho daqueles que lutam em prol da soberania da nação, é também, colocar na berlinda, todo o verniz de verdade e soberania de um povo.
A liberdade é fundamental. A democracia é um direito inalienável. Saber ouvir o clamor popular é o mínimo que se espera de homens públicos. Lutar com heroísmo e perder com elegância é a postura de políticos com conduta ilibada. Respeito à instituição democrática é a resposta daqueles que lutarão pelo bem do povo que os elegeu como representante legal de suas vontades e sonhos.
Frankes Márcio Batista Siqueira é professor desde 1995, graduado em geografia e ciências contábeis, mestre em Desenvolvimento Social e doutor em Cultura Contemporânea pela UFMT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos