PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

CRECI-MT

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Máquinas evitaram que mais de 40 mil embalagens fossem descartadas de forma irregular

De janeiro a dezembro deste ano, o equipamento foi utilizado por mais de 5 mil pessoas.
Aproximadamente 40 mil embalagens deixaram de sujar as vias públicas, entupir bueiros, poluir córregos e o Rio Cuiabá e ganharam a destinação correta por meio das máquinas Cuiabá Recicla. Instaladas pela Prefeitura de Cuiabá em pontos estratégicos da cidade, neste ano, os equipamentos permitem que o cidadão efetue a troca de materiais recicláveis por benefícios como recarga no cartão transporte, créditos para celular, desconto em compras na livraria Saraiva e crédito em contas PagBank.
De acordo com monitoramento, de janeiro a dezembro deste ano, cada máquina recebeu uma média de 3,7 mil de garrafas pet, latas de alumínio, embalagens de aço e tetra pak e copos descartáveis, todos com código de barras. Todos os materiais recolhidos foram destinados às cooperativas de reciclagem que trabalham em parceria com a Prefeitura. O levantamento também aponta que, no mesmo período, o equipamento foi utilizado por mais de 5 mil pessoas.
O departamento de sustentabilidade do Município avalia os números como positivos, levando em consideração as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que impactaram diretamente na circulação de pessoas pela cidade. “Outro ponto a ser observado é que se trata de um serviço relativamente novo, o qual a população ainda está conhecendo e aprendendo a utilizar essa ferramenta para transformar a reciclagem em um hábito”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.
Uma das 5 mil pessoas que já utilizaram as máquinas é Ketely Silva. A jovem trabalha como lojista no Pantanal Shopping, onde está situado um dos pontos de troca, e aproveita a proximidade com a máquina para dar sua contribuição. "É um projeto que mostra que podemos fazer algo útil com latas, garrafas, copos. Ao invés de deixar em qualquer lugar, colocamos para a reciclagem e, dessa forma, fazemos algo que acrescente positivamente na natureza”, destaca a lojista.
Cada material equivale a uma pontuação. Ou seja, alumínio vale 15 pontos, aço 10 pontos, pet 10 pontos e tetra pak cinco pontos. As máquinas possuem capacidade para armazenar cerca de 1,2 mil embalagens e são equipadas com um sensor que avisa quando 80% da capacidade é atingida. “Ofertamos algumas vantagens para estimular a participação popular. Mas, dentro desse processo, a maior vantagem é a preservação da natureza, as ruas, praças e parques limpos, os riscos de alagamento diminuídos”, ressalta o gestor de Sustentabilidade, Alex Vieira de Deus.
COMO PARTICIPAR?
A cooperação popular dentro do programa é extremamente simples e gratuita. Na própria máquina, no site www.cuiaba.mt.gov.br/cuiaba-recicla/ ou no aplicativo Triciclo (disponível para Android e IOS), o cidadão efetua o seu cadastro no Cuiabá Recicla. A partir disso, sempre que depositar uma embalagem no compartimento, os pontos são direcionados para a conta ativada.
Neste momento, as máquinas do Cuiabá Recicla estão nos seguintes locais: Terminal Urbano do CPA I, Estação Alencastro, Parque da Família, Parque Tia Nair, Parque das Águas, Lagoa Encantada, Mercado do Porto, Shopping Popular, Pantanal Shopping e Wantuil de Freitas. Além disso, dois novos locais estão sendo definidos para instalação do equipamento.
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos