Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Secretário de Saúde de Vera recebe Certificado de Salva Vidas de Gestão em Saúde

Secretário e coordenadora da vigilância epidemiológica e da atenção básica falam da gestão da saúde de Vera nos últimos quatro anos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Vera recebeu em nome do secretário Waldir Alessandro Gabriel, o Certificado Salva Vidas de Gestão em Saúde. O certificado foi recebido pela belíssima gestão realizada pelo gestor e sua equipe nos quatro anos de trabalho à frente da saúde. O certificado destaca a gestão deste ano de 2020 durante a pandemia do novo coronavírus. A Secretaria de Saúde de Vera ficou entre os 15 municípios com as melhores gestões no Estado de Mato Grosso e por isso recebeu o certificado. O secretário de Saúde Waldir fez agradecimentos por ter telo recebido. “Quero agradecer primeiramente a Deus que me deu esta oportunidade, a minha família que sempre está me apoiando. E quero agradecer ao nosso prefeito Moacir Giacomelli, que depositou toda sua confiança na minha gestão como secretário de Saúde. Quero agradecer também a todos os servidores da área da saúde e também de todas as outras pastas pelas parcerias com a saúde, que estão sempre nos ajudando, e acolhendo as nossas demandas”, destacou o gestor.
Gabriel expôs os pontos fortes da sua gestão à frente da saúde de Vera nos últimos quatro anos. “No decorrer destes quatro anos, reformamos, construímos, adquirimos veículos novos para melhorar nossa frota, contratamos mais um médico que é muito importante para nosso município. Construímos as novas UBSs 1 e 2. Reformamos o prédio da fisioterapia, onde funciona o Centro de Reabilitação, que era uma grande preocupação devido a nossa demanda, hoje temos duas fisioterapeutas. E quando nós pegamos a Farmácia, ela não tinha nem documentação certa, e fomos atrás de documentação, era um sonho meu e graças a Deus o Moacir Giacomelli, sempre me apoiando, a saúde é em primeiro lugar é isso que ele fala, e medicamentos não podem faltar. E reformamos a farmácia que hoje é referência ao norte do estado, temos uma farmacêutica, estoque de medicamentos e um ambiente amplo e confortável para os servidores trabalharem e para os pacientes que necessitam buscar seus remédios”, reiterou Alessandro.
O secretário explicou que quando ele assumiu a pasta a secretaria pagava aluguel e hoje está em prédio próprio gerando economia e dando mais conforto aos servidores. “Quando assumi pagávamos aluguel e hoje estamos em prédio próprio da prefeitura, onde cada servidor tem sua sala, e trabalham unidos e motivados. Reformamos a cozinha do Pronto Atendimento, fizemos uma sala de repouso para os médicos plantonistas que não tinha. Compramos um raio x novo, porque quando assumimos o raio x era velho e vivia estragando, mandava arrumar e não dava certo e compramos um raio x digital. A equipe de endemias hoje tem sala própria. Temos também a equipe do NASF. Compramos dois aparelhos novos para o laboratório. Compramos uma ambulância nova, ganhamos uma ambulância Montana, compramos dois carros um para o Pronto Atendimento e um para a Secretaria, e uma van para atender as demandas dos nossos pacientes que precisam se deslocar para Sinop, Sorriso ou Cuiabá”, disse Waldir.
Ele falou ainda em relação aos encaminhamentos de pacientes para outros municípios, em especial para a capital Cuiabá. “Fizemos muita coisa nesses quatro anos, os nossos encaminhamentos quando assumimos estavam indo uma demanda de 15 a 20 pacientes para Cuiabá para realizar exames e fazer atendimento com especialistas, e depois de 6 meses de gestão passamos a mandar cerca de 100 pacientes por mês. Fora os pacientes que iam diariamente para Sinop e Sorriso. Mas este ano devido a pandemia deu uma diminuída, mas graças a Deus está voltando ao normal e nós estamos começando a mandar os pacientes novamente. E nos próximos quatro anos vamos fazer uma grande diferença em nossos atendimentos, vamos construir que é promessa do prefeito Moacir Giacomelli o Pronto Atendimento novo, e vamos trabalhar para atender cada vez melhor nossos pacientes. A saúde hoje está bem equipada, bem preparada para atender nossos munícipes e por isso somos referência aqui no norte do estado.”, salientou o secretário.
A coordenadora da vigilância epidemiológica e da atenção básica de Vera, Ivânia Totti Ferreira, falou sobre a gestão neste ano de pandemia. “A gestão 2020 foi uma gestão muito turbulenta, para todos os profissionais da área da saúde, porque este ano foi um ano muito atípico e nós aprendemos a conviver com uma pandemia. Na qual todos os servidores da saúde e os servidores dos outros setores também trabalharam envolvidos e em equipe. Precisamos montar um comitê para estudar os protocolos de atendimento, de acolhimento, de medicação, porque foi algo novo para o mundo. E isso serviu como exemplo e vimos que a equipe trabalhou unida, em todas as formas e em todos os sentidos. E o comitê nos deu o direcionamento das unidades de trabalho, desde o médico, enfermeiro, técnico, zelador, motorista, recepção, então nós aprendemos a trabalhar com essa pandemia. Montamos uma equipe diferenciada que foi a nossa equipe volante que deu início para os trabalhos durante a pandemia. Juntamente com a equipe da Secretaria de Assistência Social que nos deu muito apoio, fizemos a confecção e a distribuição de mais de 1500 máscaras de proteção facial para a população. E ainda junto com Assistência Social fizemos um trabalho com os pacientes que precisavam ficar em isolamento, e se afastar dos trabalhos sem renda e nós fizemos essa parceria com a Assistência e outras entidades para fazer a distribuição das cestas básicas para estes pacientes”, explicou à coordenadora.
Totti finalizou falando da capacitação das equipes, da ala covid e da importância do minuto saúde. “Em relação às equipes de trabalho, foi preciso fazer a capacitação dos médicos, dos enfermeiros, técnicos, zeladores, motoristas e também com as escolas porque foi uma decisão difícil de dar continuidade ou não dos trabalhos. Montamos a ala covid, em um espaço cedido, fizemos algumas mudanças no P.A, porque precisamos de sala de isolamento, e terceirizamos o laboratório e dentro dele conseguimos montar uma estrutura para dar assistência a estes pacientes com covid. Precisávamos levar a informação para a população, e veio a ideia do minuto saúde que foi um sucesso, foi de grande importância para estarmos levando para a população as informações necessárias de como funcionava esta doença, de como ela é adquirida então tudo isso foi importante para dar seguimento e termos o sucesso na saúde.”, concluiu Ivânia.
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos