Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Pinheiro reconstrói elo e movimento comunitário ganha voz na gestão do Município

Por meio da Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias, uma ponte foi criada entre a Prefeitura e a população. Ao assumir pela primeira vez o comando da Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro carregava consigo o compromisso de fortalecer o vínculo com a população, valorizando a participação do cidadão no processo de criação de políticas públicas. Para isso, Pinheiro enxergava como fundamental restabelecer um elo, antes quebrado, entre o Município e as lideranças comunitárias da Capital. O primeiro passo para essa reconstrução era fazer com que a Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias servisse realmente ao propósito para o qual havia sido criada. Foi então que o chefe do Executivo decidiu nomear Jonail da Costa, ex-presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairro (Ucamb), da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab) e da Associação de Moradores do Ribeirão do Lipa.Oriundo do segmento, conhecedor das lutas e dificuldades enfrentadas, e com a experiência de quem sabia o caminho a ser seguido, Jonail ganhou a missão de criar uma ponte entre a população e o gabinete do prefeito. Segundo Pinheiro, até janeiro de 2017, essa aproximação era inexistente, ainda que a Secretaria Adjunta já estivesse em funcionamento no papel, e mudar essa realidade era o principal desafio.“Esse vínculo simplesmente não existia. Os que ocupavam os cargos na Secretaria não tinham nenhuma ligação com os bairros. Tanto é que muitos achavam que ela era uma criação nossa. Mas, na verdade, o que fizemos foi colocá-la em funcionamento na prática. A missão foi cumprida e entramos em um caminho sem volta. Criamos um elo que não será novamente quebrado, pois é uma conquista da comunidade”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.Já Jonail destaca que, a partir dessa aproximação, a Prefeitura passou a contar com a parceria de aproximadamente 400 presidentes de Associações de Moradores, que ajudam diariamente a filtrar as demandas de cada comunidade e direcionar para as respectivas secretarias responsáveis. O secretário-adjunto avalia que a medida, além de otimizar a prestação do serviço, auxilia o Município na definição das ações prioritárias.“É uma parceria importante para a população e também para o Município que passa a ter acesso a um raio-x gratuito da situação de cada bairro. Os recursos não são fartos. Então, o valor que se tem para investir é preciso que seja feito de forma correta. E, para que isso aconteça, a população precisa ser ouvida. Esse é um dos segredos da realização de muitas obras como parques, praças, unidades de saúde, unidades educacionais, asfalto”, explica.

CONTONO LESTE
Uma obra que simboliza a união entre a Prefeitura e o movimento comunitário é a Avenida Contorno Leste. Para deixar de ser apenas um projeto, o início da construção contou com o apoio maciço das lideranças dos mais de 50 bairros pelos quais os 17,3 quilômetros da via passará. De acordo com o secretário-adjunto, além da melhoria na infraestrutura e mobilidade urbana, a avenida levará o desenvolvimento socioeconômico para regiões antes esquecidas.
“Tínhamos áreas do Altos da Serra, Dr. Fábio, Osmar Cabral, que eram consideradas o fim de Cuiabá. Eram regiões que pouco se ouvia falar em investimentos. Quando o prefeito apresentou essa proposta, todos os presidentes de bairros abraçaram o projeto. Os imóveis serão valorizados, novos comércios serão criados e uma série de ações passará a acontecer nessas regiões, mudando a vida de milhares de pessoas”, argumenta.
300 ANOS E PANDEMIA
Jonail da Costa conta ainda que as lideranças comunitárias participaram de forma importante em dois eventos distintos: as ações de comemorações aos 300 anos de Cuiabá e o enfrentamento à pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Ele relata que, para o primeiro, a ideia era que as atividades não ficassem apenas no centro da cidade. Dessa forma, diversas obras foram entregues em todas as regiões, a partir do diálogo com a população.
“Em relação à pandemia, novamente o movimento está sendo extremamente importante. Em parceria com a primeira-dama Márcia Pinheiro e com a Secretaria de Assistência Social, no momento mais crítico, fizemos um trabalho de distribuição de cestas básicas, cobertores, kits de higiene. Tudo isso foi feito contando com a participação das associações de moradores”, completa o secretário-adjunto.
Assessoria/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos