Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

AGRICULTURA FAMILIAR: Dr. Leonardo pede para Governo Federal reduzir importação de leite

O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) levou informações ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre a crise da cadeia leiteira, em especial para o produtor familiar de Mato Grosso, causada pela alta dos insumos básicos e queda do preço do litro do produto devido o aumento da importação, e cobrou do Governo Federal uma ação prática para diminuir a entrada de produto estrangeiro no Brasil. A reunião foi realizada na quarta-feira (24), com o Secretário Executivo do Ministério, Marcos Montes.
“Alguma coisa precisa ser feita antes que seja tarde demais. E não vamos descansar enquanto os produtores de leite não forem atendidos, porque o que está em jogo é a viabilidade de toda produção leiteira por pequenos produtores no Brasil. Caso o preço do leite continue a cair, a economia das bacias leiteiras vai entrar em uma crise sem precedentes. O Governo Federal já ouviu outras vezes o clamor da população do campo e acredito que fará isso de novo”, afirmou Dr. Leonardo.
De acordo com o parlamentar, que é Coordenador do Grupo de Trabalho de Alimentação e Saúde para o Centro Oeste da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o dólar alto tem aumentado o custo dos insumos básicos para produção de leite, como a ração que tem base na soja e o milho, e a importação vem aumentando desde 2020, pressionando para baixo o preço do litro do leite.
“Uma possível redução do preço pago por litro de leite pode inviabilizar a atividade do produtor de leite, que via de regra é um produtor familiar, com uma pequena propriedade, e parte fundamental na engrenagem econômica de pequenos municípios do interior do Brasil”, explicou o deputado federal.
A demanda chegou ao parlamentar através do diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso Ltda (Coopnoroeste/Lacbom), Mizael Barreto, e do diretor-vice-presidente Silvio Henrique, no início de fevereiro, em Araputanga, durante entrega de equipamentos do Governo Federal, com origem em emenda do ex-deputado Ezequiel Fonseca e destravados pelo deputado Dr. Leonardo.
Na ocasião, os representantes da Coopnoroeste/Lacbom explicaram o quanto a alta do dólar e o aumento das importações têm causado problemas para o setor e podem inviabilizar toda produção. O deputado Dr. Leonardo lembrou que já trabalhou, em 2020, para bloquear a importação de leite em pó da Austrália e garantiu empenho na pauta. “Os produtores da bacia leiteira podem saber que aqui tem um parlamentar que olha por você e que vai trabalhar pela melhoria da qualidade de vida no campo”, concluiu.
Assessoria/Caminho Político
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: Dr. Leonardo
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos