PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

AGRICULTURA FAMILIAR: Dr. Leonardo pede para Governo Federal reduzir importação de leite

O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) levou informações ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre a crise da cadeia leiteira, em especial para o produtor familiar de Mato Grosso, causada pela alta dos insumos básicos e queda do preço do litro do produto devido o aumento da importação, e cobrou do Governo Federal uma ação prática para diminuir a entrada de produto estrangeiro no Brasil. A reunião foi realizada na quarta-feira (24), com o Secretário Executivo do Ministério, Marcos Montes.
“Alguma coisa precisa ser feita antes que seja tarde demais. E não vamos descansar enquanto os produtores de leite não forem atendidos, porque o que está em jogo é a viabilidade de toda produção leiteira por pequenos produtores no Brasil. Caso o preço do leite continue a cair, a economia das bacias leiteiras vai entrar em uma crise sem precedentes. O Governo Federal já ouviu outras vezes o clamor da população do campo e acredito que fará isso de novo”, afirmou Dr. Leonardo.
De acordo com o parlamentar, que é Coordenador do Grupo de Trabalho de Alimentação e Saúde para o Centro Oeste da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o dólar alto tem aumentado o custo dos insumos básicos para produção de leite, como a ração que tem base na soja e o milho, e a importação vem aumentando desde 2020, pressionando para baixo o preço do litro do leite.
“Uma possível redução do preço pago por litro de leite pode inviabilizar a atividade do produtor de leite, que via de regra é um produtor familiar, com uma pequena propriedade, e parte fundamental na engrenagem econômica de pequenos municípios do interior do Brasil”, explicou o deputado federal.
A demanda chegou ao parlamentar através do diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso Ltda (Coopnoroeste/Lacbom), Mizael Barreto, e do diretor-vice-presidente Silvio Henrique, no início de fevereiro, em Araputanga, durante entrega de equipamentos do Governo Federal, com origem em emenda do ex-deputado Ezequiel Fonseca e destravados pelo deputado Dr. Leonardo.
Na ocasião, os representantes da Coopnoroeste/Lacbom explicaram o quanto a alta do dólar e o aumento das importações têm causado problemas para o setor e podem inviabilizar toda produção. O deputado Dr. Leonardo lembrou que já trabalhou, em 2020, para bloquear a importação de leite em pó da Austrália e garantiu empenho na pauta. “Os produtores da bacia leiteira podem saber que aqui tem um parlamentar que olha por você e que vai trabalhar pela melhoria da qualidade de vida no campo”, concluiu.
Assessoria/Caminho Político
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: Dr. Leonardo
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos