SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS
Praça Alencastro, nº 158 - Centro

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Centenária benzedeira de Chapada dos Guimarães é eleita Mestra da Cultura

Vó Francisca será homenageada pelo edital “Conexão Mestre da Cultura” da Secel-MT.
A centenária benzedeira Francisca Correia da Costa, mais conhecida como vó Francisca, foi nomeada Mestre da Cultura pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Com 107 anos, nascida em Chapada dos Guimarães, é uma das 55 personalidades homenageadas por meio do edital “Conexão Mestre da Cultura”.
Selecionado em primeiro lugar, o projeto “Fé de Francisca foi idealizado pelo fotógrafo e diretor audiovisual Henrique Santian, que acompanha há anos a relevância do trabalho desenvolvido pela vó Francisca na região de Chapada dos Guimarães. Descendente de quilombola e mãe de 12 filhos, além de benzedeira, Francisca foi parteira por boa parte da vida.
“A vó Francisca é um patrimônio imaterial de Chapada. São gerações e gerações que a procuram para receber a cura através das mãos, fé e espiritualidade que ela possui. Saberes que se perpetuam na identidade e cultura da região”, afirma Santian.
O projeto está em produção e será realizado em várias etapas, por meio de diferentes plataformas, até chegar ao pré-lançamento em abril. A homenagem contempla mostra fotográfica, um filme média-metragem, performance artística, intervenção urbana e músicas compostas para ela, que estarão disponíveis em plataforma de streaming.
“Foi uma honra conquistar o primeiro lugar na seleção do edital. Elaboramos esse projeto com todo empenho para, mais uma vez, dar publicidade a essa icônica personalidade da cultura do estado. Para isso, atores, músicos, cantores, dançarinos e toda uma grande equipe estão empenhados em dar vida ao Fé de Francisca”, destaca Santian.
O Edital Conexão Mestres da Cultura tem como objetivo homenagear Mestres da Cultura do estado de todos os segmentos e áreas culturais. Com apoio do Governo Federal, o edital é amparado pela Lei Aldir Blanc em Mato Grosso e realizado pelo Governo do Estado, por meio da SECEL-MT.
Acompanhe o projeto pelas redes sociais:
Facebook - https://www.facebook.com/A-f%C3%A9-de-Francisca-106140988183690/
Instagram - https://instagram.com/afedefrancisca?igshid=1jcodecd4w9b0
Youtube - https://youtube.com/channel/UCNTkdfa2mge6fcrnOt_e7Ng
Assessoria/Caminho Político
Foto:Henrique Santian
@CaminhoPolitico
65 9 9900-0247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos