Instec Instituto de Tecnologia Educação e Comunicação

Instec Instituto de Tecnologia Educação e Comunicação
Av. Rui Barbosa, S/N- Jardim Universitrio, Cuiabá - Mato Grosso. As informações de contato se encontram no (65) 99293-3962

Vereador Didimo Rodrigues Vovó

Vereador Didimo Rodrigues Vovó
Trabalhar por uma Cuiabá melhor

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

Senado Federal

Senado Federal
Para saber mais sobre essa unificação, clique aqui.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Centenária benzedeira de Chapada dos Guimarães é eleita Mestra da Cultura

Vó Francisca será homenageada pelo edital “Conexão Mestre da Cultura” da Secel-MT.
A centenária benzedeira Francisca Correia da Costa, mais conhecida como vó Francisca, foi nomeada Mestre da Cultura pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Com 107 anos, nascida em Chapada dos Guimarães, é uma das 55 personalidades homenageadas por meio do edital “Conexão Mestre da Cultura”.
Selecionado em primeiro lugar, o projeto “Fé de Francisca foi idealizado pelo fotógrafo e diretor audiovisual Henrique Santian, que acompanha há anos a relevância do trabalho desenvolvido pela vó Francisca na região de Chapada dos Guimarães. Descendente de quilombola e mãe de 12 filhos, além de benzedeira, Francisca foi parteira por boa parte da vida.
“A vó Francisca é um patrimônio imaterial de Chapada. São gerações e gerações que a procuram para receber a cura através das mãos, fé e espiritualidade que ela possui. Saberes que se perpetuam na identidade e cultura da região”, afirma Santian.
O projeto está em produção e será realizado em várias etapas, por meio de diferentes plataformas, até chegar ao pré-lançamento em abril. A homenagem contempla mostra fotográfica, um filme média-metragem, performance artística, intervenção urbana e músicas compostas para ela, que estarão disponíveis em plataforma de streaming.
“Foi uma honra conquistar o primeiro lugar na seleção do edital. Elaboramos esse projeto com todo empenho para, mais uma vez, dar publicidade a essa icônica personalidade da cultura do estado. Para isso, atores, músicos, cantores, dançarinos e toda uma grande equipe estão empenhados em dar vida ao Fé de Francisca”, destaca Santian.
O Edital Conexão Mestres da Cultura tem como objetivo homenagear Mestres da Cultura do estado de todos os segmentos e áreas culturais. Com apoio do Governo Federal, o edital é amparado pela Lei Aldir Blanc em Mato Grosso e realizado pelo Governo do Estado, por meio da SECEL-MT.
Acompanhe o projeto pelas redes sociais:
Facebook - https://www.facebook.com/A-f%C3%A9-de-Francisca-106140988183690/
Instagram - https://instagram.com/afedefrancisca?igshid=1jcodecd4w9b0
Youtube - https://youtube.com/channel/UCNTkdfa2mge6fcrnOt_e7Ng
Assessoria/Caminho Político
Foto:Henrique Santian
@CaminhoPolitico
65 9 9900-0247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos