SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS
Praça Alencastro, nº 158 - Centro

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

MULHER NA POLÍTICA: Com promessa de representatividade, Janaina Riva é reconduzida à vice-presidência da ALMT

Deputada quer fortalecer a aproximação do Parlamento com o cidadão e afirma que o foco agora precisa ser a vacinação em massa da população. Com o compromisso de continuar fazendo um trabalho independente, municipalista e de representatividade das mulheres e minorias junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), tomou posse na manhã desta segunda-feira (1) pela segunda vez consecutiva como vice-presidente, a deputada estadual Janaina Riva (MDB).
“Eu quero continuar fomentando esses debates em prol do empoderamento das mulheres. Toda mulher pode tudo e eu sou prova viva disso. Não é preciso escolher entre ser mãe ou continuar na política. Não é preciso escolher entre ser mulher e ser a parlamentar mais votada dentre 24 deputados na última eleição. Não é preciso escolher entre ser esposa e, ser eleita duas vezes vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Não é preciso escolher entre ser política e amamentar o meu bebe de pouco mais de 5 meses porque toda mulher, pode tudo. E eu não estou passando pano para as dificuldades e preconceitos, de forma alguma. Até porque essa eleição de mesa, foi uma das disputas mais difíceis da minha vida. Ao me ver grávida, em meio a uma pandemia, sem a mesma possibilidade de deslocamento e de estar nos locais presencialmente para articular como os meus colegas fizeram. Então hoje essa posse para mim é muito mais que ser reconduzida historicamente à vice-presidente. É uma vitória para todas as mulheres, mães, irmãs, filhas esposas, políticas. É a prova de que não precisamos escolher. Porque nós, mulheres, podemos tudo”, declarou.
Janaina reforça que a expectativa agora é que a Assembleia dê continuidade ao trabalho que vem fazendo de aproximação com o cidadão, mesmo em meio à pandemia. “Temos esse desafio de nos fazer presentes e de representarmos a população mesmo sem ela aqui dentro, por conta da pandemia. O foco agora precisa ser a vacinação em massa da população. Uma união de esforços entre os poderes será importantíssima para isso e a Assembleia está disposta a fazer a devolução de recursos para ajudar o governo nessa aquisição”, disse.
A nova Mesa Diretora foi eleita com 22 votos no dia 10 de junho de 2020. Conforme prevê a Constituição estadual, a eleição deveria ocorrer em setembro, no entanto, a alteração da data - aplicada excepcionalmente ao segundo biênio da 19ª legislatura - ocorreu após aprovação da Emenda Constitucional 01/2020. A recondução dos membros da mesa diretora passou a ser permitida após aprovação da Emenda Constitucional 63/2012. A instalação da nova sessão legislativa ocorrerá nesta terça-feira (2), às 9horas.
Tomaram posse hoje o atual presidente, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), que foi reconduzido ao cargo para o seu terceiro mandato. A deputada Janaína Riva (MDB) permanece como vice-presidente e Max Russi (PSB), como primeiro-secretário. Foram empossados ainda os deputados Wilson Santos (PSDB), como 2º vice-presidente, Valdir Barranco (PT), como 2º secretário, deputado Claudinei Lopes (PSL), como 3º secretário e Paulo Araújo (Progressistas), como 4º secretário.
LAURA PETRAGLIA/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos