TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19

TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS
Praça Alencastro, nº 158 - Centro

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Sempre é tempo do novas conquistas

Neste ano, a Fecomércio-MT comemora 63 anos de fundação. Como entidade máxima representativa do comércio mato-grossense e vinculada à Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Federação defende e representa legalmente as atividades e categorias econômicas do comércio de bens, serviços e turismo de Mato Grosso.
Fundada em 9 de fevereiro de 1958, hoje a Fecomércio-MT conta com 16 sindicatos filiados das mais diversas cadeias produtivas. Compete à Federação administrar as entidades de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional do Comércio (Sesc), no âmbito estadual.
Nessas mais de seis décadas de atuação, muitas ações foram realizadas em prol dos interesses dos comerciantes mato-grossenses. Em nossa gestão, iniciada em julho de 2018, focamos principalmente na integração de sindicatos e empresas visando a melhoria contínua de todo o setor e, consequentemente, gerando mais benefícios a toda população.
Destaco o lançamento do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), que realiza pesquisas econômicas e empresariais, que subsidiam não somente os comerciantes, mas empresários de outros setores e sociedade em geral. Ressalto, ainda, a implantação do primeiro Impostômetro do estado, que traz, diariamente, informações sobre questões tributárias do nosso estado e país.
A Fecomércio-MT também é um local onde discutimos política, por isso, em 2020, promovemos dois eventos com candidatos à Prefeitura de Cuiabá para que os comerciantes tivessem a oportunidade de conhecer e questionar as propostas de governo para a nossa capital.
E durante todo esse período de pandemia, a Federação esteve ao lado do comércio local, orientando e representando suas demandas diante dos órgãos públicos competentes. O Sesc-MT e o Senac-MT também se adaptaram às novas demandas do mercado e conceberam novos projetos, como o ‘Ouça da Janela’, o ‘Sesc Drive-in’, o ‘Manual do Novo Normal’ e orientações para a prevenção da Covid-19.
Estamos, a cada dia, reestruturando as casas e realizando planejamentos a médio e longo prazo, que realmente irão impactar no futuro. Para se ter uma ideia do que está sendo feito, o Sesc-MT promoveu, somente em 2019 e 2020, mais de 8,5 milhões de atendimentos nas áreas de saúde, educação, cultura, assistência e lazer. Ao todo, são 16 unidades físicas no estado, além de cinco unidades móveis.
Já o Senac conta com administração regional, seis Centros de Educação Profissional e um Núcleo de Educação Profissional. E temos a previsão de abertura de novas unidades em Cuiabá, Sinop e Várzea Grande. Além disso, o Núcleo de Educação Profissional (NEC) Porto também está próximo de ser inaugurado. Somente na nossa gestão, foram realizadas mais de 4.700 matrículas, incluindo o Programa Senac de Gratuidade.
O caminho que estamos trilhando não é fácil. Representar um setor tão forte e significativo economicamente é uma grande responsabilidade, pois nossas ações refletem benefícios tanto para os comerciantes quanto para a população do estado. Tenho orgulho de fazer parte dessa história e ter a oportunidade de contribuir, como presidente da entidade, para o seu desenvolvimento, com bastante seriedade, determinação e com a convicção de que sempre é tempo de novas conquistas.
José Wenceslau de Souza Júnior é presidente da Fecomércio, Sesc, Senac e Sindcomac em Mato Grosso, e comerciante há mais de 40 anos.
E-mail: presidencia@fecomerciomt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos