PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

quinta-feira, 25 de março de 2021

Artista de Mato Grosso é selecionado para Festival de Dramaturgia em São Paulo

Túlio Paniago é jornalista e recém-graduado pela MT Escola de Teatro.
A Cia de Teatro Os Satyros, com sede em São Paulo, organiza, de 26 a 28 de março, o Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento. Pioneiros no teatro digital, Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral, cofundadores do grupo, selecionaram 12 nomes da dramaturgia nacional para criarem textos inéditos especialmente para o evento, que será digital. Um dos autores selecionados é o jornalista Túlio Paniago, recém-formado em Dramaturgia pela MT Escola de Teatro, oferecido em Cuiabá por meio de uma parceria entre a instituição, a Associação Cultural Cena Onze, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
O goiano, que completa 30 anos na estreia do festival, estudou jornalismo na UFMT e Roteiro na Academia Internacional de Cinema, em São Paulo; tendo retornado a Mato Grosso em 2019, quando ingressou na MT Escola.
Seus textos logo chamaram a atenção, em especial a peça “Depois do fim do mundo vem sempre um outro dia” – recém apresentada na III Mostra online da MT Escola de Teatro e que lhe rendeu o convite para escrever uma dramaturgia inédita para o festival.
“Sabendo que seríamos os únicos de Mato Grosso, decidi brincar justamente com essa visão que a maioria do pessoal do sudeste tem sobre a gente. Essa ideia de que somos parte de uma cultura exótica, de uma excentricidade quase pitoresca, como se fôssemos estrangeiros dentro do próprio país”, explica Túlio.
É assim que surge a peça “Exóticos”, que aborda diversas perspectivas sobre o fazer artístico e teatral no estado do centro-oeste brasileiro. Dirigida por Eliane Fonseca e Rafael Cerigato, a montagem será feita por artistas recém-formados na MT Escola. “Esse convite nos enche de alegria e orgulho! É o reconhecimento do trabalho desses artistas!”, comemora Flávio Ferreira, diretor artístico da MT Escola de Teatro.
MT Escola de Teatro
A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, firmada entre a Secretaria de Estado de Cultura (SECEL MT) e Associação Cultural Cena Onze. O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).
Serviço
Evento gratuito: Peça Exóticos, no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento
Data e horário: 27/03 (sábado) às 17h (Horário de Mato Grosso)
Local: Espaço Digital dos Satyros - plataforma Sympla
https://www.sympla.com.br/produtor/espacodigitaldossatyros
Classificação indicativa: 16 anos
Ficha Técnica:
Direção: Eliane Gomes Fonseca e Rafael Cerigato
Dramaturgia: Túlio Paniago
Elenco: Fabíola Karen, Waltair França, Ismael Diniz e Andreel Ferreira
Cenografia: Débora Cometti e Robson Oliveira
Iluminação: Xico Macedo.
Sonoplastia: Carlos Awire
Produção: Gustavo Teixeira
Sinopse
Exótico vem do grego Exótikós, que significa “alguém de fora, estrangeiro”. Já a palavra “estrangeiro” deriva do francês arcaico Estrangier, que por sua vez se origina do latim Extraneus(estranho). A conotação de exótico, portanto, está relacionada à ideia de estranhamento, de algo ou alguém que eu não posso compreender justamente por ser alheio a mim. Este termo é frequentemente usado em contextos artísticos. Mas, afinal, o que seria artisticamente exótico?
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos