PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

CRECI-MT

quarta-feira, 17 de março de 2021

Reforço do solo no viaduto Murilo Domingos entra na fase final; Entenda cada etapa do processo

De acordo com o projeto, o procedimento pode ser resumido basicamente em sete estágios. Desde o mês de dezembro, o processo de reforço do solo passou a fazer parte da obra do viaduto Murilo Domingos, na Avenida Manoel José de Arruda (Av. Beira Rio). A medida foi adotada após ser constatada a necessidade de substituir o terreno por um de melhor qualidade, assegurando que o aterro seja feito sobre uma base sólida, conforme determinam as normas técnicas da construção civil.
De acordo com o projeto, elaborado por uma equipe de engenharia, o processo de reforço do solo pode ser resumido basicamente em sete fases. A primeira consiste na escavação e retirada do solo considerado impróprio para a estrutura. A partir disso, na segunda fase, 56 estacas raízes de concreto são implantadas em pontos estratégicos, reforçando a fundação da área da cabeceira.
Na terceira etapa é feita a instalação de duas mantas geotêxteis, que são produtos utilizados como elementos de separação e impermeabilização. Na sequência, o quarto estágio compreende a colocação de telas geogrelhas, ou seja, malhas vazadas que ajudam a reforçar o solo e melhorar a estabilização de sub-bases e subleitos. Posteriormente, duas camadas de brita (nº 1 e 2) passam a fazer parte desse conjunto. A obra, o segundo viaduto a ser entregue pela gestão Emanuel Pinheiro, irá ajudar a desafogar o trânsito da região. "Nosso compromisso é de transformação de nossa cidade, com obras de qualidade", disse o prefeito.
“Todos esses procedimentos já foram executados pela empresa que atua no local, sob a supervisão da Secretaria de Obras Públicas. Nesta semana, começamos a sexta etapa, que é a de aterramento e compactação do terreno, já com um tipo de solo diferente do retirado no início do processo. Por fim, na sétima etapa, faremos o revestimento com a pavimentação”, explica o engenheiro-fiscal da obra, Orozimbo Guerra Neves.
VIADUTO MURILO DOMINGOS
O viaduto é levantado na Avenida Manoel José de Arruda (Av. Beira Rio) e está previsto para ser entregue à população no mês de abril. Na segunda cabeceira, já foram finalizados os serviços de aterramento e de construção do muro escama em terra armada, que consiste na instalação de placas de concreto nas duas laterais do ponto de ligação entre a pista e a estrutura de mobilidade urbana.
“Na parte superior do elevado, já foi feita a instalação da iluminação de LED, restando apenas a pavimentação e sinalização viária da pista de rolamento. Em abril, essa região, que historicamente é problemática, terá um grande estrutura de mobilidade urbana, que irá destravar o trânsito com toda segurança aos milhares de condutores que passarão pelo viaduto”, pontua o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos