Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 15 de abril de 2021

BAIXOS ÍNDICES: Russi quer apuração na distribuição de imunizantes e defende acelerar vacinação

Parlamentar ofereceu estrutura da Assembleia Legislativa e sugeriu que Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social auxilie municípios.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), propôs soluções para que não haja mais atrasos na distribuição e aplicação de vacinas, contra a covid-19, em municípios de Mato Grosso. Em requerimento oral apresentado no parlamento, durante a sessão plenária desta semana, Russi sugeriu ainda que a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Casa de Leis auxilie nos trabalhos de fiscalização e apoio estrutural, para dar mais agilidade às ações de imunização. “Não tem outro caminho a não ser a vacinação”, sustentou.
Max Russi acredita que um trabalho conjunto envolvendo o Ministério Público, nos atos fiscalizatórios, garanta uma apuração mais eficaz dos municípios com baixo índice de vacinação, dando a possibilidade de um auxilio mais abrangente. Seriam informações mais precisas, através da comparação do quantitativo das doses distribuídas e das medidas adotadas pelos gestores.
“Tem município com apenas 20%. Então a Comissão de Saúde poderia entrar pra dentro desses municípios, a título de sugestão.
Se estão informando mal ou há incapacidade do gestor, nós precisamos melhorar essa informação. O Ministério Público pode também fazer essa acompanhamento”, sugeriu.
O deputado Max Russi reforçou a cobrança à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), quanto a melhoria na logística de entrega dos lotes, para que seja feita de forma mais rápida. “Espero que melhore essa entrega. Não é possível que essa vacina chegue aqui na quinta-feira e chegar ao polo de saúde, de Rondonópolis, somente na segunda ou na terça-feira”, exemplificou.
Defensor da vacinação em longa escala, o presidente da Assembleia Legislativa avalia que essa seria a única forma de vencer a pandemia. Max Russi reforçou o exemplo de cidade de Maceió, no Alagoas, que desde o fim de semana colocou em prática uma espécie de “Corujão da Vacina”.
“Essas vacinas precisam chegar logo aos municípios, após a chegada à capital, para vacinar na sexta, sábado, domingo, à noite. Temos aí o exemplo de Maceió, que está vacinando a noite. Já estão na faixa dos 60 anos e idade”, destacou.
Tendo o deputado Doutor João como presidente, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social também é composta pelos deputados: Lúdio Cabral (PT), Dr. Gimenez, Dr. Eugênio (PSB) e Paulo Araújo (PP).
Sputnik V
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, concedeu prazo até o final deste mês para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decida a respeito da importação excepcional e temporária de doses da vacina Sputnik V. A compra direta do imunizante russo foi anunciada pelo governador Mauro Mendes no final de março.
A presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, defendeu mais agilidade da Anvisa, para que autorize as operações. “A Assembleia Legislativa também vai encaminhar essa cobrança à Anvisa, para que eles possam, de forma célere, dar uma definição sobre essa vacina”, anunciou.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário