Instec Instituto de Tecnologia Educação e Comunicação

Instec Instituto de Tecnologia Educação e Comunicação
Av. Rui Barbosa, S/N- Jardim Universitrio, Cuiabá - Mato Grosso. As informações de contato se encontram no (65) 99293-3962

Vereador Didimo Rodrigues Vovó

Vereador Didimo Rodrigues Vovó
Trabalhar por uma Cuiabá melhor

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

Senado Federal

Senado Federal
Para saber mais sobre essa unificação, clique aqui.

domingo, 13 de junho de 2021

ACESSIBILIDADE: Detran-MT aprimora prova teórica para promover a acessibilidade as pessoas surdas

As adequações na prova teórica buscam garantir o acesso ao serviço a todos os cidadãos e o atendimento digno da pessoa humana. Em razão das dificuldades enfrentadas pelas pessoas surdas no momento da realização da prova teórica de direção, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) adequou a prova teórica para o formato em Libras, buscando garantir o acesso a comunidade surda na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A gravação da tradução das provas foi realizada pelo Intérprete de Libras do Detran-MT, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, no estúdio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).
A prova contém 30 questões e 4 alternativas, sendo que cada alternativa tem um vídeo traduzido para Libras, para facilitar o entendimento dos candidatos surdos.
Os exames teóricos já foram aplicados na sede do Detran-MT, em Cuiabá, e na 51ª Ciretran de Campo Verde.
O Intérprete de Libras do Detran-MT, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, explica que muitas vezes os candidatos surdos têm dificuldade com a língua portuguesa e pouca orientação em Libras, gerando falta de compreensão no momento da leitura da prova teórica.
De acordo com o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, além dos candidatos surdos, as provas também irão atender os candidatos que possuem dislexia e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, em virtude do acréscimo do tempo de realização da prova do candidato que é de 90 minutos, quase o dobro do tempo padrão para a população em geral.
O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destaca que as adequações na prova teórica buscam garantir o acesso ao serviço a todos os cidadãos e o atendimento digno da pessoa humana.
Atendimento exclusivo
Desde o final do ano passado, o Detran-MT já conta com atendimento exclusivo aos cidadãos surdos com suporte do intérprete de libras para auxiliar no momento da realização do serviço presencial.
Para ter esse atendimento exclusivo, o cidadão surdo deve fazer o agendamento prévio através do site do Detran-MT  (www.detran.mt.gov.br), pelo link CLIQUE AQUI 
O atendimento com suporte do intérprete de libras é realizado somente as quartas-feiras, no período matutino e vespertino, na sede do Detran-MT, em Cuiabá.
Lidiana Cuiabano/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos