Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
AV. CASTELO BRANCO, 2500 - CENTRO SUL, VÁRZEA GRANDE

sábado, 5 de junho de 2021

Ex-primeira-dama de El Salvador condenada por corrupção

Ana Ligia de Saca foi
sentenciada a dez anos de cárcere e devolução de quase US$ 18 milhões. Seu irmão recebeu pena semelhante, e Tony Saca já cumpre pena. Pleito presidencial de 2019 deu fim a décadas de bipartidarismo.A ex-primeira dama de El Salvador Ana Ligia de Saca foi condenada nesta sexta-feira (04/06) a dez anos de prisão por enriquecimento ilícito. O tribunal igualmente ordenou que ela devolva 17,6 milhões de dólares ao governo. Antes, seu irmão Oscar Edgardo Sol Mixco recebeu uma sentença semelhante.
O marido de Ana Ligia, o ex-presidente Tony Saca, já está cumprindo pena de dez anos por peculato e lavagem de dinheiro durante seu mandato de 2004 a 2009, além de ter que repor 260 milhões de dólares aos cofres públicos e estar proibido de ocupar cargo público por um período de dez anos.
Saca foi o primeiro chefe de Estado salvadorenho sentenciado por corrupção. Ele foi condenado em setembro 2018, após declarar-se culpado em conexão com o desvio de mais de 300 milhões de dólares em verbas públicas, para beneficiar seus próprios negócios ou terceiros. Segundo os tribunais, o político foi incapaz de explicar a origem de 6,5 milhões de dólares de renda durante seu mandato.
Dois outros ex-mandatários de El Salvador, Francisco Flores e Mauricio Funes, também foram acusados de corrupção. A nação centro-americana tem sido marcada por agitação política e desigualdade social. Em 2019, Nayib Bukele, ex-prefeito da capital San Salvador, foi eleito presidente, dando fim a quase três décadas de um sistema bipartidário liderado pela Aliança Republicana Nacionalista e a Frente Farabundo Martí para a Liberação Nacional.
av (AP,DPA)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos