The New York Times Company

The New York Times Company
Get the best of The Times in your inbox. Our newsletters are free, and you can unsubscribe at any time.

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Endereço: Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sábado, 5 de junho de 2021

Pantanal, berço da vida

A seca nem bem começou em Mato Grosso e já é possível registrar no horizonte de Cuiabá a fumaça proveniente das queimadas. E a situação tende a ficar pior nos próximos meses, comprometendo a saúde, o bem-estar e a vida.
No ano passado, a situação chegou ao extremo, com 4 milhões de hectares consumidos pelos incêndios no pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Um dos cenários mais bonitos do mundo se transformou em um caos total, com as chamas consumindo a fauna e flora e colocando em risco a vida do homem pantaneiro.
Não foram poucos os que perderam suas roças, cercas e animais e viveram momentos de terror ao ver o fogo se aproximando de suas moradias. Em várias cidades, o dia parecia nublado, o calor era extenuante e até o simples ato de respirar ficou dificultado.
A situação chamou a atenção do mundo até mesmo pelo paradoxo: uma área alagável castigada pela seca e pelas chamas. Um prejuízo inestimável para a vida no planeta.
No Senado Federal, criamos uma comissão para acompanhar a situação e alguns resultados foram conquistados. Apresentei ainda, o Estatuto do Pantanal, que está em tramitação no Congresso Nacional.
É possível evitar que novos incêndios aconteçam? Os meteorologistas já alertavam no ano passado para o período de seca severa, que deve se repetir por mais alguns anos – consequência das mudanças climáticas registradas no mundo todo. E se o alerta já foi dado, podemos planejar para evitar – ou pelo menos mitigar – novas tragédias.
Algumas lições aprendemos com a situação do ano passado, principalmente quanto à importância do planejamento antecipado de ações. Não podemos mais alegar que fomos surpreendidos pela situação.
Tenho feito contato com o governo federal, governos estaduais e organizações da sociedade civil para discutir o que está sendo planejado para este período de seca no pantanal e sempre me coloco como parceiro para melhor estruturação das brigadas de combate ao fogo, do próprio Corpo de Bombeiros, da compra de equipamentos etc.
E quero aproveitar esta semana, em comemoração ao dia do meio ambiente, para reforçar que é somente com a união de todos, somente com a conscientização de todos, que esta tragédia não se repetirá com as mesmas dimensões do ano passado.
Acredito que o pantanal, considerado Patrimônio da Humanidade e Reserva Mundial da Biosfera, é fundamental para o planeta e deve ser preservado para que as próximas gerações possam desfrutar de toda a beleza da fauna e flora deste que é um berçário de vida na Terra.
Wellington Fagundes é senador por Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos