PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Deputado propõe a distribuição de vacinas em dose única à população em situação de rua

Barranco indica que a vacina Janssen seja distribuída aos municípios em quantidade suficiente para a população em situação de rua.
A pandemia de Covid-19 reforçou e evidenciou ainda mais a segregação social e as diversas vulnerabilidades que envolvem a população em situação de rua de Mato Grosso. Pensando nesse problema crônico e muito grave, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou o Projeto de Lei nº 591/2021, que pede a prioridade na vacinação das pessoas em situação de rua e moradores de rua com doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid-19.
A proposição visa a distribuição, por parte do Governo do Estado, da vacina da Johnson & Johnson aos municípios matogrossenses em quantidade suficiente para atender toda a população em situação de rua de cada município.
Em um momento que o isolamento social é a principal orientação dos órgãos de saúde oficiais, as pessoas que se encontram em situação de rua são a parcela da população mais vulneráveis à contaminação e a propagação do Covid-19. “Constantemente expostos ao vírus, muitos não têm acesso a meios de proteção, como o distanciamento, as máscaras e álcool 70%. Muitos outros não possuem acesso à internet para conferir o cronograma e agendar sua vacinação”, disse o deputado.
A escolha da indicação pela vacina, priorizou o fato de ela ser dose única. Dessa forma, a imunização da população em situação de rua torna-se mais ágil e efetiva, já que o uso de vacina que exige duas doses pode complicar e comprometer a cobertura vacinal desse público. O Estado de Mato Grosso, Até o momento, já recebeu 1.896.910 doses de imunizantes contra o coronavírus.
Alguns estados, como Espírito Santo, Ceará e São Paulo, que tem o maior número de moradores de rua do Brasil, já iniciaram e alguns até já finalizaram a imunização por completo desse grupo de pessoas. Isso é um direito que todos tem e o Estado deve garantir que seja realizado.
O parlamentar frisa que o direito à vacina é a efetivação do direito à saúde, um direito de todos. “É papel do poder público oferecer respaldo a quem não tem acesso, principalmente aos mais vulneráveis”, afirmou. Ele ressalta, também, a importância que toda a população seja vacinada: “A fé na ciência e a imunização da população é a única forma de superarmos de vez essa pandemia e evitar a morte de milhares de pessoas”, completou.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos