Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Baronês Cuiabá

Baronês Cuiabá
O cardápio mais nobre de Cuiabá.

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Resultado da Lipo só é duradouro quando se muda hábitos de vida

É muito comum receber pacientes que fizeram uma lipoaspiração reclamando que a gordura localizada ‘voltou’ e querendo se submeter a outra cirurgia.
Vamos esclarecer uma coisa, a gordura que foi retirada no procedimento de lipoaspiração não ‘volta’, o que acontece é que por não se mudar os hábitos de vida, como comer calorias e carboidratos em excesso e não fazer atividade física, as células de gordura que ainda estão no corpo crescer e se multiplicam, ou seja, há grandes chances de se engordar tudo de novo.
Por isso quando a paciente vem ao consultório é importante analisar não só seu biótipo, mas todo seu histórico de vida e familiar. Sem contar a questão de deixar o paciente ciente que se não mudar os hábitos alimentares e começar a prática de exercícios dificilmente irá conseguir manter o que retirou com a lipoaspiração.
Isso acontece também na Lipo HD onde o cirurgião desenha formato de músculo com gordura que ficou no corpo. Mas pode ter certeza que se você engordar perde todo o corpo desenhado. Não se pode esquecer que a Lipo é indicada apenas para retirar pequenos depósitos de gordura localizada e melhorar o contorno corporal.
Sim, é possível repetir a cirurgia. Porém, da próxima vez que for fazer essa cirurgia, o médico não encontrará ali apenas gordura, mas também um tecido fibroso.
Portanto, quando o médico fizer a lipoaspiração, ele terá uma dificuldade maior. Afinal, a cânula não foi feita para quebrar a fibrose, que é um tecido mais rígido. Essa dificuldade aumenta a cada repetição do procedimento, pois cada um deles cria uma nova cicatriz interna.
Além disso, a cada nova lipoaspiração naquele mesmo local, o resultado é menos perceptível. Isso acontece porque a fibrose aumenta e dificulta a retirada de gordura.
Enfim, não existe um limite para o número de lipoaspirações que um paciente pode fazer em uma mesma região do corpo. Porém, é importante saber que essa dificuldade aumentará, tornando o resultado menos efetivo.
Entendeu que é possível repetir a lipoaspiração, mas não é recomendado. Portanto procure um nutricionista e mude seus hábitos alimentares e pratique exercícios. Não existe fórmula máxima, mas manter é sempre melhor que se submeter a uma nova cirurgia. Lembre-se disto.
Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: drbeneplastica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos