Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Enviado dos EUA para o Haiti pede demissão após deportações "desumanas"

Daniel Foote diz se recusar a compactuar com decisão "contraprodutiva" do governo Biden de expulsar centenas de migrantes haitianos. "Política americana para o Haiti é profundamente falha", denuncia o diplomata. O enviado especial dos Estados Unidos para o Haiti, Daniel Foote, pediu demissão do cargo nesta quinta-feira (23/09), dizendo que se recusa a ser associado à decisão "desumana" do governo Joe Biden de deportar centenas de migrantes haitianos de volta ao país caribenho.
Diplomata de carreira, Foote foi nomeado para o posto em julho, após o assassinato do então presidente do Haiti, Jovenel Moïse. Mesmo antes das recentes deportações, ele já vinha expressando frustração com o que chamou de falta de urgência de Washington em melhorar a situação no Haiti, país assolado por conflitos civis e desastres naturais.
Em carta ao secretário de Estado Antony Blinken, Foote disse que deixaria o cargo imediatamente "com profundo desapontamento" e pediu "desculpas àqueles que buscam mudanças cruciais".
"Não serei associado com a decisão desumana e contraprodutiva dos Estados Unidos de deportar milhares de imigrantes ilegais e refugiados haitianos ao Haiti, um país onde autoridades americanas ficam confinadas em complexos seguros por causa do perigo representado por gangues armadas", escreveu o diplomata.
"Nossa abordagem política para o Haiti continua profundamente falha, e minhas recomendações de políticas têm sido ignoradas e dispensadas, quando não editadas para projetar uma narrativa diferente da minha própria", completou.
Foote observou ainda que o Haiti, um "Estado colapsado", não tem condições de receber a grande quantidade de migrantes que estão sendo enviados de volta pelos Estados Unidos.
Governo rebate
Em reação dura à demissão, o Departamento de Estado americano se defendeu das acusações e lançou críticas ao diplomata por deixar o cargo em um momento crítico.
"Este é um momento desafiador que requer liderança", afirmou o porta-voz Ned Price em comunicado. "É lamentável que, em vez de participar de um processo de políticas orientadas para soluções, o enviado especial Foote tenha tanto renunciado como descaracterizado as circunstâncias de sua renúncia."
O porta-voz ainda rebateu a afirmação de Foote de que suas sugestões de políticas foram dispensadas pelo governo. "Nenhuma ideia é ignorada, mas nem todas as ideias são boas ideias."
Milhares em campo improvisado
A operação de deportação foi anunciada por Washington após milhares de migrantes chegarem à fronteira do país com o México nas últimas semanas e serem postos em um acampamento improvisado na cidade fronteiriça de Del Rio, no Texas, em condições precárias.
Os voos de expulsão para o Haiti tiveram início no domingo e, segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA, até esta quinta-feira mais de 1.400 migrantes haviam sido enviados do campo de Del Rio para seu país natal – entre eles várias famílias.
Em seu pico, em 18 de setembro, o acampamento chegou a abrigar cerca de 15 mil pessoas. Hoje, estima-se que restem 4 mil migrantes no local – os demais foram deportados, detidos, liberados ou se arriscaram no caminho de volta para o México para evitar a deportação.
O chefe do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Filippo Grandi, alertou que as expulsões americanas para o Haiti podem violar a lei internacional.
Investigação sobre maus-tratos
Nesta semana, circularam várias imagens de violência contra migrantes praticada por agentes da Guarda Fronteiriça americana em Del Rio. Pressionado, o Departamento de Segurança Interna anunciou que foi aberta uma investigação sobre o caso.
A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou na quarta-feira que o inquérito será completado na semana que vem e que os agentes envolvidos nos abusos já estão afastados das atividades de campo.
O Haiti, a nação mais pobre do hemisfério ocidental, tem enfrentado profunda instabilidade nas últimas semanas, em meio a crises causadas pelo assassinato do presidente, violência de grupos armados e um terremoto devastador.
ek (Reuters, Efe, AP)CP
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos