Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Trudeau vence eleição no Canadá, mas sem obter maioria

Premiê convocou eleição antecipada justamente para retornar a um governo de maioria. Resultado é muito semelhante à composição atual do Parlamento. O Partido Liberal (LP), do primeiro-ministro Justin Trudeau, venceu as eleições legislativas no Canadá, segundo a contagem ainda parcial da autoridade eleitoral divulgada na manhã desta terça-feira (21/09).
Com 98% dos votos contados, os liberais obtiveram 158 cadeiras, ou uma a mais do que têm hoje, e abaixo das 170 necessárias para obter maioria no parlamento. Já os conservadores conseguiram 119 assentos, ou dois a menos do que obtiveram na eleição anterior, em 2019. Trudeau governa o país norte-americano desde 2015, e desde 2019 num governo minoritário.
Em Montreal, Trudeau disse aos apoiadores que os eleitores haviam dado aos liberais "um mandato claro", embora não com a maioria absoluta que ele pediu durante a campanha eleitoral.
Assim, o líder liberal terá de negociar com outros partidos, provavelmente o Novos Democratas (NPD), que obteve 25 cadeiras, e o Bloc Québécois (BQ), que tem 34 lugares, para formar um novo governo.
Foi justamente para sair da situação minoritária que Trudeau havia convocado uma eleição antecipada, em meados de agosto, para tentar recuperar a maioria que havia perdido dois anos antes.
O oposição criticou a decisão, argumentando que a votação era desnecessária e só servia às ambições pessoais de Trudeau.
O líder do Partido Conservador, Erin O'Toole, admitiu a derrota, mas salientou que os canadenses negaram a Trudeau a maioria absoluta.
Avaliação semelhante fez o cientista político Daniel Beland, da Universidade McGill, de Montreal. "Trudeau perdeu a sua aposta de que iria obter maioria, então eu diria que esta é uma vitória com gosto amargo para ele."
as (Lusa, AP)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos