Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Engenheiro civil destaca “ Pavimentação” durante palestra em Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra

O professor de Engenharia Civil e doutor em Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sergio Magalhães ministrou 14 e 15 de outubro nos municípios de Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra a palestra: “ Pavimentação”. Promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), durante o encontro foram abordados os temas: Pavimentação, Drenagem e Reciclagem de Pavimento. O evento contou com a participação de profissionais do Sistema Confea/Crea e estudantes da área das Engenharias, Agronomia e Geociências.
“Os assuntos das duas palestras envolvem as pavimentações urbanas e rodoviárias. Nos dois casos foi abordado com o aspecto de utilização dos materiais, matérias de pavimentos e materiais que envolvem no que tange a qualidade do mesmo. Exemplo: as drenagens urbanas e as drenagens superficiais, além do disciplinamento de água profunda e quais os recursos utilizados nessa parte”, explanou Sergio.
A reciclagem dos pavimentos e a reutilização dos materiais asfálticos, dos agregados, graúdos, miúdos e como isso tem sido evitado a abertura de novas pedreiras que realmente danificam o meio ambiente, foi outro ponto abordado pelo professor de Engenharia Civil da FMT. Para ele, o que vem acontecendo atualmente é a reutilização das matérias de base e sub-base, ou seja, infraestrutura do pavimento. Então tudo isso se dá conta que estas pavimentações estão tomando um caminho mais moderno e com maior preocupação com o meio ambiente, por meio da utilização de informações de uso de novos ligantes, asfalto borracha e modificado com polímero”, disse o engenheiro civil, Sergio Magalhães.
“ É visível que os participantes estão interessados em procurar cursos relacionados ao assunto, tanto na área urbana como rural. Nessa parceria formada com o Crea-MT, teve uma grande procura de profissionais e estudantes das áreas tecnológicas interessados no assunto proposto na palestra, até porque as discussões foram trabalhadas de forma extremamente técnica, causando assim um grande interesse dos participantes. Futuramente serão realizados outros cursos e palestras dessa natureza com o objetivo de levar conhecimento técnico aos profissionais registrados no Sistema de Mato Grosso”, disse Sergio.
A palestra em Tangará da Serra, contou com a presença do presidente do Crea Mato Grosso, Eng. civil, Juares Samaniego que destacou sobre sua experiência profissional e também como gestor, bem como a importância do Crea-MT para os mais de 20 mil profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências registrados no Regional de Mato Grosso e os jovens-profissionais que irão ingressar futuramente no mercado de trabalho legalmente habilitados. “ Um dos principais objetivos da nossa gestão é interiorizar o Crea-MT. É através dessa meta, que levamos o conhecimento sobre o órgão aos profissionais e estudantes do interior de Mato Grosso a relevância dos conhecimentos técnicos, à exemplo da anuidade e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) “, destacou Juares.
Na ocasião, o diretor-financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-MT), eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior apresentou sobre os benefícios da Mútua aos participantes, que oferece a seus associados planos benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.
Assessoria/Caminho Político
Caminho Politico CP Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos