Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

FRENLOGI TENTA ACELERAR APROVAÇÃO DE MARCO FERROVIÁRIO

Nova Lei permitirá que a União autorize empresas privadas a explorarem ferrovias, reduzindo a burocracia e os riscos e favorecendo investimentos e competitividade.
A Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) debateu, nesta quarta-feira (20), alternativas para a imediata aprovação - na Câmara - e sanção presidencial ao projeto que estabelece o Novo Marco Regulatório do Setor Ferroviário (substitutivo ao PL 261/18). Entre as alterações legais, destaca-se a permissão para que empresas privadas recebam, do Governo Federal, a autorização para explorarem ferrovia, o que reduz sobremaneira os riscos financeiros para o Estado, já que este será assumido pelo particular autorizado.
O presidente da Frenlogi, senador Wellington Fagundes (PL-MT), conta que o grupo tem trabalhado "incansavelmente" pela imediata aprovação do novo Marco na Câmara, justamente para permitir a retomada econômica que o país precisa, no pós-crise. Segundo ele, o novo marco incentivará novos investimentos em um modal de transportes com custo inferior e maior durabilidade, em comparação às rodovias. "Como consequência disso temos redução de acidentes, aumento de empregos, redução do Custo Brasil e incremento na nossa competitividade", acrescentou.
O senador também disse esperar que, com a transformação dessa proposta em lei, seja possível incentivar a implantação desse modal por todo o território nacional. Ele afirmou que o país já teve uma malha ferroviária de mais de 32 mil quilômetros, mas que atualmente só 14 mil são utilizados.
Também participaram os senadores Jean Paul Prates, Marcelo Castro e Zequinha Marinho; os deputados Rosana do Valle, Pedro Uczai, Hildo Rocha, Júlio Lopes, Hugo Leal, Cleber Verde e representantes do Instituto Brasil Logística (IBL). Além destes, representantes de entidades de classe ligadas ao setor e representantes do empresariado.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitio @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário