Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 24 de outubro de 2021

Ouvido humano não foi feito para escutar som alto

Embora os ouvidos tenham reflexos que os
protegem contra certos tipos de ruídos, não há nada que possa ser feito quando o nível desse barulho está acima de 120 dB (decibéis). Quanto maior o som, menor deve ser o tempo de exposição para que não ocorra a perda auditiva. O ruído pode estar presente no trabalho, no lazer e também em situações do dia a dia de nossa vida. O estilo de música que se escuta é irrelevante. Temos que considerar que é o período de tempo que se passa ouvindo o som alto, pois desse modo os músculos dos ouvidos irão ficar “estressados” e consequentemente “cansados”, limitando nossa capacidade de ouvir. E quanto mais nos expomos a altos ruídos, maior será o nosso risco de obter prejuízos auditivos permanentes.
Um show de rock pode chegar até 119 dB, favorecendo prejuízo à audição, tanto temporária quanto permanente. Pesquisas têm comprovado que o uso do fone de ouvido aumenta o risco de prejuízos e perda auditiva e atualmente muitos jovens usam por um longo tempo e em alto volume.
Uma conversa pode atingir níveis de intensidade de até 69dB, um aspirador de pó até 79dB e uma motocicleta até 99dB.
Em uma metalúrgica, os funcionários podem estar expostos a ruídos até 102dB. O uso de protetores nos ouvidos nesses trabalhadores é fundamental e obrigatório, sendo a única maneira de prevenção. Exames periódicos de audição também fazem parte do programa de saúde do trabalhador e devem ser monitorados a cada 6 ou 12 meses, conforme a conduta do médico do trabalho responsável pela empresa.
E quando referimos ao lazer, a conscientização dos malefícios da perda auditiva deve ser avaliada. Aos jovens, nosso alerta da prevenção! Às crianças, através do celular, é possível limitar a intensidade do volume de seus fones de ouvido.
Considerando que a partir dos 45 anos de idade pode iniciar a perda auditiva devido ao envelhecimento natural das células do ouvido, patologia denominada Presbiacusia, o ruído passa a ser uma grande e preocupante causa aceleradora da perda auditiva.
Os impactos da perda auditiva são muitos. E somente com o uso de aparelhos auditivos adequados é que conseguimos reabilitar a audição.
Ah, aproveito para deixar aqui os limites de tolerância ruído contínuo e tempo máximo de exposição:
85dB-------------8 horas
88dB-------------4 horas
91dB-------------2 horas
94dB-------------1hora
97dB-------------30 minutos
100dB-----------15 minutos
103dB-----------7,5 minutos
106dB-----------3,5 minutos
Mais uma vez, a prevenção deve ser praticada para uma longevidade saudável.
Vanessa Moraes é fonoaudióloga e audiologista
@fonovanessacmoraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos