Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 13 de novembro de 2021

Deputado apresenta emendas para consertar projeto que institui teletrabalho em MT

Barranco propõe fornecimento de materiais e equipamentos para servidores em trabalho remoto, capacitação e reembolso em eventuais gastos.
O deputado estadual Valdir Barranco PT) apresentou duas emendas ao Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 47/2021, que institui o teletrabalho no serviço público estadual em Mato Grosso. As emendas de Barranco alteram o artigo 3º e 7º do projeto, para garantir que os servidores em trabalho remoto e presencial tenham condições básicas e dignas para realizar o serviço.
O projeto original enviado pelo governador Mauro Mendes (DEM), descrito no artigo 7º, prevê que os servidores em teletrabalho tenham carga de trabalho 20% maior que os que trabalham presencialmente, com isso, um servidor poderá ter acrescentado até quase duas horas a mais de trabalho. O artigo 3º do PLC isenta a empresa de dar condições e ferramentas necessárias para seus funcionários desempenharem suas funções remotamente.
Pensando nisso, Barranco propôs emenda para o artigo 3º para garantir aos servidores com deficiência o acesso à todos os equipamentos, recursos de tecnologia assistiva e acessibilidade para que tenham condições plenas de trabalho, fornecer orientações sobre exercícios de ginástica laboral, que objetivem evitar lesões decorrentes de movimentos repetitivos, além de ofertar apoio para capacitar o servidor para realização dos trabalhos de forma remota e em plataformas virtuais e instruir os servidores quanto às precauções a tomar para evitar doenças ocupacionais, físicas e mentais, e acidentes de trabalho relacionados ao trabalho remoto.
O parlamentar criticou a forma como foi conduzido e desenvolvido esse PLC, e disse que, se não houver mudanças, pretende incluir o MPT no debate. “Fiz um projeto similar anteriormente, mas que foi derrotado e era mais completo do que a mensagem do governo. Este PLC penaliza frontalmente os trabalhadores e ele não coloca responsabilidade por parte do empregador e por isso estamos nessa discussão e envolver o Ministério Público do Trabalho (MPT) para que não se crie problema futuro. Caso seja aprovado dessa forma vamos ingressar com ação judicial”, advertiu o deputado.
Dentre as ponderações feitas pelo deputado, os trabalhadores em home office além de ter uma carga horária maior, como propõe o Governo no artigo 7º, tem gastos a mais com energia elétrica, internet e outras despesas. A emenda apresentada busca disponibilizar, por meio de negociação, equipamentos tecnológicos e da infraestrutura do trabalho remoto e garantir que a empresa reembolse o empregado em eventuais despesas.
“Até eu ser contaminado, eu nunca tinha participado de sessão remota. Depois q retornei, só nos dias de sessões e das comissões que participo, trouxe acréscimo para minha conta de energia, imagina ao trabalhador como esse acréscimo vai impactar! O momento é muito difícil e tudo isso tem que ser pesado e pensado pelo estado. O que questionamos é que não se pode imputar uma
carga aos trabalhadores sem dar condições para o que ele gasta em casa”, finalizou.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos