Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

EDUCAÇÃO: Deputado Claudinei concorda com registro audiovisual de aulas lecionadas na educação de MT

O parlamentar votou favorável ao projeto que propõe filmar docentes, no exercício da profissão, em salas de aulas da rede pública estadual.
Na defesa pela transparência por parte do servidor público à sociedade, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), em sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (10), votou favorável ao projeto de lei de n.º 867/2019 que dispõe sobre a proibição de constrangimento ao livre exercício docente nas salas de aula de estabelecimentos do sistema de ensino de Mato Grosso. De autoria do parlamentar Valdir Barranco, a matéria foi acatada pela maioria dos deputados. “Deixo todo o meu respeito aos professores, a minha mãe que é professora aposentada, no Paraná. Observando melhor o projeto, não vejo nenhum problema com essa transparência. Nessa pandemia da Covid-19, os professores passaram a lecionar via vídeo, em suas casas, sendo acompanhados por alunos e, às vezes, pelos pais. Até as aulas foram gravadas, sendo acompanhadas por vídeo. Então, isso é transparência”, declarou Claudinei.
Projeto
O projeto proíbe a filmagem dos professores, no exercício da docência, de qualquer estabelecimento educacional, que tenha o objetivo de constranger ou limitar o livre pensamento, a liberdade de expressão e a ética educacional. Os registros só poderão ocorrer mediante autorização, sem prejuízo das medidas cíveis e criminais cabíveis.
Também, a matéria prevê a segurança aos docentes a qualquer tipo de ameaça e desrespeito. “Não vejo nenhum problema. O aluno entender que deve gravar a aula e o professor evitar qualquer irregularidade dentro de sala de aula, como usar a sala para debater ideologias partidárias. O professor tem que lecionar o que está nos livros. Não vejo problema, por causa da transparência. Servidor público tem que trabalhar com transparência”, declara o parlamentar.
Claudinei aproveita para citar sobre alguns estados brasileiros já aderirem câmeras em viaturas e nos uniformes de policiais militares. “Essa é a oportunidade, daquele policial militar dar transparência naquele atendimento ao serviço público, para ver se está havendo alguma anormalidade na ocorrência”, conclui o deputado.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário