Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Comércio: ações realizadas e expectativas para 2022

2021 foi mais um ano desafiador. O início da vacinação de combate à Covid-19 e o avanço de sua aplicação garantiram com que, aos poucos, todos fossem retomando suas atividades. E para o comércio não foi diferente. Muitos negócios não sobreviveram à pandemia, outros se reinventaram - principalmente empreendendo no digital - visando a permanência no mercado.
Costumo dizer que sou um otimista por natureza. Procuro sempre ver o copo mais cheio do que vazio. Mas não podemos ignorar a conjuntura econômica do nosso país. Levando em consideração o cenário atual, com alta da inflação, encarecimento do crédito, aumentos substanciais da energia elétrica e dos combustíveis, a expectativa para 2022 nos põe em alerta.
Por isso, esperamos que no próximo ano as condições macroeconômicas no Brasil permitam que a taxa de juros diminua aos patamares antes da pandemia e que inflação volte a estar sob controle. Também temos grandes expectativas para a aprovação da Reforma Tributária, que deverá desburocratizar o processo de tributação no país e contribuir para a competitividade das empresas.
O custo da energia elétrica e do combustível, por exemplo, que já acumulam alta de 25% e 70% no ano, respectivamente, afeta toda a cadeia produtiva, atingindo as empresas e os consumidores. Muitas vezes, para manter o negócio, o empresário decide protelar esses repasses para o seu cliente, mas chega uma hora em que não existe outra possibilidade a não ser dividir a conta.
Diante de todo esse contexto, em 2021, a Fecomércio-MT permaneceu atenta aos interesses dos comerciantes, esteve presente nas discussões com os governantes e investiu em ações para fortalecer o setor. No universo do comércio eletrônico, por exemplo, que teve um crescimento surpreendente, lançamos a Feshop, loja virtual do comércio mato-grossense, que reúne tecnologia voltada exclusivamente para atender aos anseios do varejo.
O Instituto de Pesquisa e Análise da federação (IPF-MT), criado em 2020, foi bastante atuante e produziu informações relevantes neste ano para que os empresários tomassem decisões assertivas. Foram investidos recursos para aquisição de ferramentas tecnológicas que garantissem a realização das pesquisas, inclusive, para entender o perfil dos consumidores mato-grossenses.
Pela Rede Nacional de Assessorias Legislativas (Renalegis), a Fecomércio-MT atuou junto aos parlamentares estaduais em 245 notas técnicas que envolvem o comércio. Além disso, conseguimos a implantação do sistema Renalegis na Câmara Municipal de Cuiabá, sendo a pioneira do país a implantar o sistema no legislativo municipal.
O Sesc e o Senac Mato Grosso, que são os braços sociais do Sistema Comércio, também contribuíram de forma primordial para o comércio nas áreas em que atuam, além do desenvolvimento de diversos projetos, como o Festa na Praça, Ouça da Janela, Batalha Gastrô e Pantanal Cozinha Brasil.
Também realizamos eventos importantes, como o ‘Webinar Fecomércio-MT - Superar para Crescer 2021’ e ‘LGPD - Mitos e Verdades’, que qualificaram não somente empresários e profissionais do setor, pois foram gratuitos e no formato on-line justamente para atender ao maior número de pessoas com interesse nos temas.
Para 2022, o Sistema Fecomércio Mato Grosso tem grandes planos. Além de ampliar o processo de expansão de unidades do Sesc e do Senac em municípios do interior, a entidade implementará novos projetos e dará continuidade às ações bem-sucedidas, como o ‘Fecomércio na Estrada’, ficando cada vez mais próxima do comerciante mato-grossense.
José Wenceslau de Souza Júnior é presidente da Fecomércio, Sesc, Senac, IPF e Sindcomac em Mato Grosso, comerciante há mais de 40 anos. E-mail: presidencia@fecomerciomt.org.br
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos