Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Cuidado com o pisca-pisca. Gambiarras podem causar incêndios e choques

Energisa alerta e explica os cuidados para a instalação de iluminação e para períodos de viagens. Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) mostra que 64% dos consumidores economicamente ativos do Estado afirmaram que irão às compras por conta do Natal. Entre os itens procurados pelos clientes estão as decorações de Natal: enfeites criativos, árvore colorida e pisca-pisca. Mas esse tipo de instalação requer cuidados. O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Mato Grosso, Victor Hugo Amorim, alerta que um dos pontos de risco é o uso de “Ts” para ligar vários equipamentos em uma mesma tomada. Segundo especialistas em segurança, essa prática pode resultar em uma sobrecarga de energia ou aquecimento da fiação, tomadas, pinos e conexões. “Tais condições podem ocasionar problemas sérios como perda de energia, queima de equipamentos, choques elétricos e até incêndios. Então, antes de improvisar, o cliente deve lembrar que a segurança deve estar em primeiro lugar em qualquer período do ano, inclusive nas decorações de Natal”, ressalta o coordenador.
Outra dica é que esses equipamentos elétricos não devem ficar próximos a materiais inflamáveis como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico. “O alerta vale ainda para os enfeites em áreas externas. Isso porque, estando sob os efeitos da chuva, do sol e do vento, pode haver um desgaste dos fios aumentando os riscos de acidentes”, reforça Victor. Além disso, o serviço deve ser sempre executado por profissionais capacitados e que nenhuma instalação deve ser feita próxima da rede de energia. Antes de instalar, também é importante observar as condições dos fios, principalmente se for reutilizar os enfeites de anos anteriores. Por isso, se eles estiverem desencapados, com a parte metálica aparente, já que a capa de proteção evita choques e fuga da corrente de energia, ressecados ou rompidos, a orientação é descartar. “Assim como qualquer instalação elétrica, os tradicionais luminosos de Natal precisam ser instalados com segurança. O primeiro passo é escolher produtos de qualidade e com certificação do Inmetro. Basta observar nas embalagens todas as informações de segurança, indicações de potência, referência de tensão e instruções de uso”, orienta Victor. Confira as dicas que vão garantir uma decoração linda e sem riscos em qualquer ambiente:
Buscar a orientação de um eletricista, que vai calcular o que pode ou não ser ligado, para não acontecer sobrecarga de energia;
Não passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas, pois aumenta o risco de acidentes;
Não manusear luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados;
Não deixar crianças e pets brincarem ou ficar próximos dos enfeites com instalações elétricas;
Estabelecer um horário para ligar e desligar os enfeites luminosos;
Desligar tudo da tomada para contribuir para redução do valor da conta de energia e evitar acidentes sempre que sair de casa.
Redução de consumo
Em relação à redução de consumo, a sugestão é investir em pisca-pisca com lâmpadas de LED, mais econômicas, eficientes, duráveis e, por isso, ecologicamente corretas. A redução chega a 80% do consumo de energia em relação ao pisca-pisca tradicional. E não custa lembrar que deixar o pisca-pisca aceso por menos tempo vai gerar consumo menor de energia e não irá impactar tanto na conta de luz no final do mês.
Em caso de viagens
Com os recessos e comemorações de fim de ano, em muito momentos, as famílias se programam para poder visitar parentes ou conhecer novos lugares. Nessas situações, também é importante que alguns cuidados sejam tomados com os eletrodomésticos. Como retirar os aparelhos da tomada, pois em casos de quedas de energia ou curto-circuito, se os aparelhos estiverem em contato com a energia, há o risco de queimarem ou pegarem fogo. Se houver alguém de confiança, também é indicado que peça para que essa pessoa cuide da casa enquanto os moradores estiverem fora. Um outro cuidado que deve ser tomado é fechar o registro do gás.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos