Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Crea-MT presente em evento nacional que reuniu regionais do Programa Mulher

O Regional Mato-grossense foi representado pela conselheira, Eng. mecânica e de Segurança do Trabalho, Priscila Bernardi Rockenbach, quinta-feira, 17 de fevereiro, em Brasília, no Painel do Programa Mulher (PM), que promoveu encontro nacional das representantes dos comitês gestores do Programa Mulher nos Creas.
“ No encontro foi destacada a luta das mulheres nas profissões do Sistema Confea/Crea. Tendo como foco, o respeito e reconhecimento dessas profissionais na sociedade. O programa Crea Mulher é instituído pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e chegou em Mato Grosso para trazer a oportunidade de desenvolver essas tarefas”, explanou Priscila.
Ainda segundo a coordenadora do Comitê Crea Mulher em Mato Grosso, conselheira Priscila, além da profissional ser a base da família e da criação, ela não é menos ou mais importante que o homem, tendo um papel relevante na Engenharia. “ O processo do detalhe, atenção e cuidado com que ela tem em determinados projetos e ações, trazendo o refinamento dos detalhamentos na execução. Também estamos falando de cuidados de arquivamento, cálculos e obras em si e outros executados pelas profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências do Sistema Confea/Crea”, falou a coordenadora do Crea Mulher em MT.
Simone Baía, engenheira química que assessora a presidência do Confea e integrante do CG no Federal, explicou: “Nosso propósito é estabelecer um relacionamento que tenha via de mão-dupla. Com o relato das representantes do Programa nos regionais, poderemos montar um quadro que mostre a realidade de cada estado, o que permitirá planejar e executar ações conjuntas ou correlatas que incentivem a participação feminina entre as lideranças e também alcancem as profissionais".
Como projetou o presidente do conselho federal, eng. civ. Joel Krüger, ao recepcionar as participantes da primeira reunião nacional dos comitês gestores regionais, o Programa Mulher poderá contar com dois encontros anuais, já a partir deste ano:
“Com o apoio do plenário, podemos manter um no Encontro de Líderes, realizado no início do ano, e outro durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que este ano acontecerá em outubro, em Goiânia (GO)”.
Krüger também sugeriu pautar os temas do Programa Mulher nas Câmaras Especializadas: “Temos uma grande organização que precisamos potencializar”, disse. “Queremos ouvir, saber o que está sendo realizado em cada Crea, as boas práticas e o diferencial de cada um”, completou, antes de anunciar: “Vamos trabalhar juntos”.
Com atuação pioneira voltada para a política de gênero, o Crea-RJ somou seu relato de atividades aos apresentados pelas demais participantes, as quais apresentaram trabalhos recentes desenvolvidos em 2021. Em comum, boa parte dos comitês gestores do Programa Mulher pretende mapear a atuação feminina nos estados para expandir ações que alcancem as inspetorias no interior.
Com uma rápida interrupção para a participação da presidente do Crea-DF, eng. civ. Fátima Có, que anunciou a parceria com o Sinduscon-DF num trabalho desenvolvido junto a mulheres que atuam na construção civil, a reunião foi encerrada pela conselheira federal eng. mec. Michele Ramos, integrante do Comitê Gestor do Programa:
“Vamos fazer uma próxima reunião virtual para planejar e direcionar nossas atividades. Precisamos trabalhar alinhados para divulgar o nosso Programa e seus propósitos, além de traçar metas para o ano”, finalizou.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário