Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Baronês Cuiabá

Baronês Cuiabá
O cardápio mais nobre de Cuiabá.

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Crea-MT presente em evento nacional que reuniu regionais do Programa Mulher

O Regional Mato-grossense foi representado pela conselheira, Eng. mecânica e de Segurança do Trabalho, Priscila Bernardi Rockenbach, quinta-feira, 17 de fevereiro, em Brasília, no Painel do Programa Mulher (PM), que promoveu encontro nacional das representantes dos comitês gestores do Programa Mulher nos Creas.
“ No encontro foi destacada a luta das mulheres nas profissões do Sistema Confea/Crea. Tendo como foco, o respeito e reconhecimento dessas profissionais na sociedade. O programa Crea Mulher é instituído pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e chegou em Mato Grosso para trazer a oportunidade de desenvolver essas tarefas”, explanou Priscila.
Ainda segundo a coordenadora do Comitê Crea Mulher em Mato Grosso, conselheira Priscila, além da profissional ser a base da família e da criação, ela não é menos ou mais importante que o homem, tendo um papel relevante na Engenharia. “ O processo do detalhe, atenção e cuidado com que ela tem em determinados projetos e ações, trazendo o refinamento dos detalhamentos na execução. Também estamos falando de cuidados de arquivamento, cálculos e obras em si e outros executados pelas profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências do Sistema Confea/Crea”, falou a coordenadora do Crea Mulher em MT.
Simone Baía, engenheira química que assessora a presidência do Confea e integrante do CG no Federal, explicou: “Nosso propósito é estabelecer um relacionamento que tenha via de mão-dupla. Com o relato das representantes do Programa nos regionais, poderemos montar um quadro que mostre a realidade de cada estado, o que permitirá planejar e executar ações conjuntas ou correlatas que incentivem a participação feminina entre as lideranças e também alcancem as profissionais".
Como projetou o presidente do conselho federal, eng. civ. Joel Krüger, ao recepcionar as participantes da primeira reunião nacional dos comitês gestores regionais, o Programa Mulher poderá contar com dois encontros anuais, já a partir deste ano:
“Com o apoio do plenário, podemos manter um no Encontro de Líderes, realizado no início do ano, e outro durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que este ano acontecerá em outubro, em Goiânia (GO)”.
Krüger também sugeriu pautar os temas do Programa Mulher nas Câmaras Especializadas: “Temos uma grande organização que precisamos potencializar”, disse. “Queremos ouvir, saber o que está sendo realizado em cada Crea, as boas práticas e o diferencial de cada um”, completou, antes de anunciar: “Vamos trabalhar juntos”.
Com atuação pioneira voltada para a política de gênero, o Crea-RJ somou seu relato de atividades aos apresentados pelas demais participantes, as quais apresentaram trabalhos recentes desenvolvidos em 2021. Em comum, boa parte dos comitês gestores do Programa Mulher pretende mapear a atuação feminina nos estados para expandir ações que alcancem as inspetorias no interior.
Com uma rápida interrupção para a participação da presidente do Crea-DF, eng. civ. Fátima Có, que anunciou a parceria com o Sinduscon-DF num trabalho desenvolvido junto a mulheres que atuam na construção civil, a reunião foi encerrada pela conselheira federal eng. mec. Michele Ramos, integrante do Comitê Gestor do Programa:
“Vamos fazer uma próxima reunião virtual para planejar e direcionar nossas atividades. Precisamos trabalhar alinhados para divulgar o nosso Programa e seus propósitos, além de traçar metas para o ano”, finalizou.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos